Smartphone e tablet Android: entenda o que são os “Widgets”

Os smartphones e tablets com sistema Android possuem, em sua tela inicial, os Widgets. Confira o que são e como usá-los da melhor maneira!

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 10/01/2017 às 11:43
Atualizado às 15:03

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Widget pode ser considerado a junção de duas palavras em inglês: Window (janela, em português) e Gadget (dispositivo, em português). Ou seja, são ferramentas executadas na tela inicial de um aparelho. No Android, existem diversos tipos de widgets, pois cada fabricante de smartphone e tablet possui suas próprias ferramentas e as personaliza de formas diferentes. Reunimos algumas dicas gerais para que você saiba melhor sobre essas ferramentas e também como usá-las, confira abaixo:

mulher-digitando-celular-smartphone-android-widgets

Foto: Shutterstock.com

Para que servem os Widgets?

O objetivo do widget é oferecer informações específicas ao usuário, seja sobre a previsão do tempo ou sobre a quantidade de armazenamento disponível em seu aparelho. A vantagem é a visualização dinâmica oferecida pela ferramenta, que roda em segundo plano no dispositivo, consumindo menos energia do que um aplicativo aberto.

Qual diferença entre Widget e aplicativo?

Cada um deles possui um propósito diferente. Enquanto o widget exibe informações simples, o aplicativo é desenvolvido para oferecer recursos mais detalhados ao usuário. Por exemplo: se deseja apenas saber a previsão do tempo, um widget pode ser suficiente, mas se quiser saber a previsão de outras cidades e informações mais aprofundadas, o ideal é baixar um aplicativo especializado. É importante lembrar que os apps consomem mais bateria do seu dispositivo do que os widgets, já que exigem mais processamento para obter informações.

Tem como removê-los?

Basta pressionar o dedo sobre ele por alguns segundos e arrastá-lo para a página que deseja, selecionando a posição em que ele ficará. Se desejar excluí-lo, é só pressionar o dedo novamente sobre ele e arrastá-lo para o rodapé ou canto inferior da tela (variando dependendo do fabricante do aparelho), onde haverá um ícone de lixeira.

LEIA TAMBÉM

Edição: Jéssica Pirazza/Colaboradora

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.