Connect with us

O que você está procurando?

Tudo na batata-doce dá para consumir, inclusive seus talos e folhas - sem causar desperdício. Saiba porque desfrutar de cada pedaço desse alimento!
- Foto: iStock.com/Getty Images

Aproveite até os talos da batata-doce!

Tudo na batata-doce dá para consumir, inclusive seus talos e folhas - sem causar desperdício. Saiba porque desfrutar de cada pedaço desse alimento!

O consumo da batata-doce não se restringe apenas ao que está debaixo da terra. Os talos e as folhas do tubérculo também podem ser utilizados na cozinha e rendem pratos saborosos e nutritivos.

“As folhas de batata-doce são comestíveis. Elas inclusive contêm mais fibras e nutrientes do que muitos vegetais folhosos como espinafre, por exemplo”, avalia o nutricionista esportivo Ricardo Zanuto.

 

Batata-doce no prato

Foto: iStock.com/Getty Images

 

Varie seu prato!

As folhas da batata-doce são pouco aproveitadas na cozinha e, muitas vezes, acabam indo para o lixo. Assim como os ramos da beterraba e da cenoura, por exemplo, elas podem – e devem – fazer parte do cardápio diário.

Dessa forma, você deixa a sua alimentação mais rica e evita desperdício de alimentos. E se você tem receio de estranhar o gosto, Ricardo detalha: “o seu perfume e sabor são bem parecidos com o espinafre”.

 

propriedades das folhas da batata-doce

Imagem: Editora Alto Astral

 

Brotando saúde (da batata-doce!)

As folhas da batata-doce são ricas em vitamina C, além dos minerais ferro e po­tássio. “São ótimas para fortalecer o sistema imunológico e ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue”, recomenda o nutricionista.

Para quem é de São Paulo, é fácil encontrá-las no bairro da Liberdade. Porém existe outra maneira de conseguir as folhas da batata, sem a necessidade de comprá-las. Confira!

 

saiba como fazer o broto de batata-doce em casa

Imagem: Editora Alto Astral

 

Saiba mais:

Para prevenir o diabetes

Veja 5 ideias para preparar esse ingrediente

Nhoque de batata-doce

 

Outras formas de preparo

As folhas e talos do alimento podem ser utilizadas no preparo de chás, em molhosrefogadas. Além disso, é possível trocar a folha de uva e de repolho por batata-doce, para variar na receita do charuto. Que tal?

 

Consultoria Ricardo Zanuto, nutricionista esportivo, formado em Educação Física, mestre e doutor em Fisiologia Humana e Biofísica pela USP, especializado em Fisiologia do Exercício

 

Advertisement

Estilo de vida

O uso de antidepressivo durante a gestação pode trazer consequências graves para o bebê, como o surgimento de autismo e outros problemas.

Estilo de vida

Veja a seguir um manual com 10 perguntas e respostas sobre os principais cuidados que se deve ter com os bebês e acabe com as dúvidas

Estilo de vida

As farinhas feitas a partir de alimentos como banana verde, arroz e linhaça são boas alternativas para quem tem intolerância ao glúten.

Estilo de vida

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) não é uma simples falta de foco da criança. Além disso, ele pode se manifestar também em adultos.

Estilo de vida

A depressão pode ser dividida em diversos tipos, que variam de acordo com suas principais características e manifestações. Saiba as diferenças

Estilo de vida

Alguns distúrbios surgiram junto com a tecnologia e facilidade de acesso à informações. Conheça 3 distúrbios que aumentaram nos últimos anos.

Estilo de vida

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade nem sempre se manifesta da mesma forma. Conheça as diferenças entre os tipos do TDAH

Estilo de vida

Aproveite o exercício físico e os benefícios do pilates para eliminar as tensões rotineiras e manter corpo e mente trabalhando juntos pela sua saúde