4 maneiras de utilizar o vinagre no cabelo para mantê-lo saudável

Conheça os benefícios que o uso do produto pode trazer aos fios

vinagre no cabelo
Foto: Shutterstock

É bem provável que você já tenha escutado algo sobre os benefícios do vinagre no cabelo. Principalmente no sabor maçã, o produto é um dos queridinhos das mulheres para realizar tratamentos caseiros nos fios. A aderência tem sido tão grande que a própria indústria cosmética começou a lançar versões industrializadas das máscaras feitas em casa.

Para quem não sabe, o vinagre propicia hidratação profunda, fortalecimento, muito brilho e ainda é uma opção bastante versátil, já que é ideal para todos os tipos de madeixas. Pensando em todas essas vantagens, nós preparamos um guia de como usá-lo em 4 situações diferentes.

Como posso usar o vinagre no cabelo?

Selar as cutículas dos fios

Por conta de seu pH bastante ácido, uma das maiores vantagens de utilizar o vinagre no cabelo está no fato dele ser capaz de fechar as cutículas que foram abertas pelo shampoo. Tal procedimento ajuda a alinhar a fibra capilar e manter as madeixas hidratadas.

Tirar o esverdeado dos cabelos loiros

Quem tem o cabelo loiro, naturalmente ou tingido, sabe muito bem o que é ter que lidar com os fios esverdeados após o contato com a água da piscina e do mar. Essa reação acontece porque o sal e o sulfato de cobre encontrados nesses líquidos acabam reagindo a coloração.

Para conseguir reverter esse efeito, o vinagre de maçã pode ser um grande aliado. O primeiro passo para isso é lavar o cabelo com um shampoo antirresíduo e depois aplicar uma mistura de quatro colheres de sopa do vinagre e 300ml de água. Enxague bem a solução nos fios e deixe agir por 20 minutos. Para finalizar, procure utilizar uma máscara de hidratação no lugar do condicionador.

Recuperar as madeixas danificadas

A reconstrução capilar é um processo que serve para quando os fios já estão, realmente, naquele estado bem crítico. Caso você esteja passando por uma situação assim com o seu cabelo, é possível apostar no vinagre de maçã para a recuperação. O produto não só ajuda a devolver os nutrientes perdidos, como hidratá-los de forma gradativa.

Para isso, misture 25ml de vinagre de maçã com 100ml de água filtrada e aplique nos fios após realizar a reconstrução (utilizando queratina líquida e uma máscara de hidratação de sua preferência). Deixe a solução caseira agir por 15 minutos e enxague-os novamente.

Na lavagem simples

O seu uso também pode ganhar espaço na lavagem do couro cabeludo. Para isso, aplique uma medida de água e a mesma de vinagre. Feita a solução, passe na raiz dos fios utilizando algodão e massageie a região por cerca de 5 minutos. Lave normalmente. Para finalizar, adicione um pouco de vinagre na quantidade de condicionador que manejaria normalmente nos cabelos e massageie-os. Deixe agir por 3 minutos e enxague.

Leia também: