UNCATEGORIZED

Três cômodos em 30m²: unir ambientes foi a solução para ampliar o apê!

As arquitetas Jocymara Nicolau e Andréa Posonski elaboraram um apartamento com três cômodos de metragem reduzida com dicas para otimizar espaço

None
Foto: Nenad Radovanovic

por Redação Alto Astral
Publicado em 05/06/2017 às 10:58
Atualizado às 16:10

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Os lofts, as quitinetes e os apartamentos pequenos são uma boa opção para quem mora sozinho ou viaja bastante. Foi pensando nisso que as arquitetas Jocymara Nicolau e Andréa Posonski, da NP Arquitetura, criaram o projeto desse apartamento com três cômodos, de apenas 30m². O espaço ficou bastante versátil e com uma decoração muito elegante!

Três cômodos em um!

Segundo as arquitetas, a grande dificuldade do projeto foi criar um imóvel completo que integrasse os ambientes sem perder a elegância: “O maior desafio foi adequar todas as necessidades – comer, dormir, estudar e trabalhar, no mesmo ambiente, mantendo sempre a sofisticação da decoração”, explicam.

Atemporal

Alguns truques foram necessários para facilitar a integração. Os móveis com linhas retas ajudam na hora de unir os ambientes. Além disso, eles permitiram compor o estilo contemporâneo do projeto. Porém, é necessário planejar bem a posição em que o mobiliário ficará no espaço disponível: esse tipo de móvel pode atrapalhar um pouco na circulação, caso a metragem seja reduzida.

Combine!

Combinar uma cor neutra como o cinza com os tons escuros de madeira cria um ambiente elegante e versátil. A decoração agrada a maioria das pessoas e é uma boa opção para quem quer um espaço moderno e despojado. A dica é usar cores claras nas paredes e ousar nos acabamentos metálicos dos outros elementos.

Aliado da simplicidade

Para trazer praticidade ao espaço, a escolha foi por um piso vinílico que imita madeira. “A proximidade entre a cozinha e os outros cômodos poderia criar bastante sujeira. Por isso decidimos utilizar esse tipo de piso, que é fácil de limpar e também é quente ao contato, deixando tudo mais confortável”, comentam Jocymara e Andréa.

cozinha de apartamento pequeno

Foto: Nenad Radovanovic

Ótimo custo-benefício

As bancadas, em madeira raiz, dão muita personalidade ao ambiente. Para quem quer um móvel bonito, resistente e que foge do comum, elas são uma excelente opção. Apesar do custo um pouco elevado, esse é um bom investimento a se fazer, levando em conta seu visual sofisticado e sua durabilidade.

Bem pensada

O uso dos tons mais escuros exige uma boa iluminação para não deixar o espaço cansativo. “Usamos spots de embutir nos locais adequados e um plafon com luz geral. Atrás dos móveis, as luzes de apoio ajudam a valorizar o trabalho da marcenaria e os objetos. A pia também conta com alguns spots, que auxiliam na hora de cozinhar”, contam as arquitetas.

Texto: Edgard Vicentini/Colaborador | Projeto: NP Arquitetura, Curitiba – PR

LEIA TAMBÉM