É importante manter os itens de beleza sempre limpos e higienizados e as escovas de cabelo não podem ficar de fora dessa limpeza. Veja como mantê-las limpas da forma correta
por Redação Alto Astral
Publicado em 14/08/2018 às 08:36
Atualizado às 09:39
Os acessórios pessoais, assim como as escovas de cabelo, precisam de higienização realizada com frequência. Elas podem acumular resíduos como oleosidade, cosméticos, células mortas e poeira que facilitam a propagação de fungos e bactérias nos fios e couro cabeludo. Pensando na limpeza das suas escovas e pentes, separamos um passo a passo elaborado pela Renata Brandão, baseado na técnica da MARCO BONI, que mostra exatamente como limpar esses itens da melhor forma possível para manter a saúde das madeixas. Confira:
Primeiramente, comece retirando todos os fios presos das cerdas utilizando um limpador de escovas. “O cabo do pente fino também pode ser uma opção para realizar essa limpeza”, orienta Renata.
Pulverize álcool 70 nas cerdas para mandar embora os micro-organismos nocivos ao couro cabelo que ficam alojados nas escovas e pentes . “Borrife o produto em todo o corpo da escova. Vale a mesma técnica para pentes e piranhas de cabelo”, afirma Renata. De acordo com a especialista, as escovas não podem ser lavadas com água. “A água pode desenvolver micro-organismos e até mesmo danificar o item”, complementa.
Na finalização, utilize o secador na potência máxima, mas sempre respeitando uma distância de 5 a 7 cm para secar. A profissional reforça que a etapa final também é importante para garantir o polimento e alinhamento dos fios na hora de escovar o cabelo.
De quanto em quanto tempo é necessário limpar as escovas de cabelo? A higienização deve ser realizada a cada 15 ou 20 dias em escovas de uso diário. Já os cabeleireiros devem realizar a cada procedimento químico.
Consultoria: Renata Brandão, da MARCO BONI
LEIA TAMBÉM
Leia também