UNCATEGORIZED

Pequenas e estilosas: é possível ampliar o cômodo com alguns truques de decoração!

Com alguns macetes de decoração e arquitetura, é possível ampliar e embelezar salas pequenas e estilosas, sem gastar muito

None
Foto: Rafael Carrieri

por Redação Alto Astral
Publicado em 29/05/2017 às 19:51
Atualizado às 16:10

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A sala é o ambiente multifacetado da casa: ela pode servir para descansar após um dia exaustivo de trabalho, oferecer conforto para relaxar em família ou sediar um bate-papo entre amigos. Quando procuramos inspirações para decorá-la, geralmente encontramos opções espaçosas, o que nem sempre condiz com a nossa realidade. Por isso, separamos alguns projetos que provam a facilidade para deixar essas áreas pequenas e estilosas, mesmo em poucos m²!

Projeto 1: Carla Malieno Gomes, São Paulo – SP

sala com cores neutras

Foto: Carla Malieno Gomes

Segunda casa

Para quebrar a correria de São Paulo, onde o morador fica apenas durante a semana, a arquiteta Carla Malieno Gomes optou por uma decoração aconchegante nesta sala de 17m². “Detalhes como o painel de madeira teca para a tevê, as almofadas coloridas, o tapete com listras e a mandala foram pensados a fim de harmonizar o ambiente”, explica.

Projeto 2: Gláucio Gonçalves Arquitetura e Design, São Paulo – SP

salas pequenas e estilosas: sala com varanda

Foto: Alessandro Guimarães

Simplicidade em evidência

Com o objetivo de criar um ambiente discreto, porém charmoso, para um casal com um padrão mais conservador, o arquiteto Gláucio Gonçalves priorizou a circulação nesta sala de 7m², deixando para os detalhes a missão de harmonizar o local. “Esse estilo mais clean tem a vantagem de deixar o cômodo com um aspecto maior e mais organizado”, conta. Quer prova maior de que é possível ter salas pequenas e estilosas?

Projeto 3: Thiago Papadopoli, Santo André – SP

sala pequena com detalhes verdes

Foto: Alessandro Guimarães

Relaxe em grande estilo

Já que está integrada ao restante da sala, e seria o ponto de vista de quem entra no apartamento, esta sala, além de aconchegante, precisava ser bonita e imponente. “A ideia para este ambiente de 8,20m² era um local onde o casal pudesse descansar após um dia exaustivo, ou receber família e amigos”, conta o arquiteto Thiago Papadopoli, responsável pelo projeto.

Projeto 4: Rosane Guedes, Belo Horizonte – MG

sala pequena com detalhes em vermelho

Foto: Rafael Carrieri

Somente o necessário!

Para otimizar o espaço nesta sala de 9m², a designer de interiores Rosane Guedes incluiu apenas os móveis essenciais: um sofá confortável e o rack para os equipamentos de vídeo e som, além da televisão, que foi fixada à parede. “A cor berinjela um tanto ousada do sofá serve para evitar a sensação de vazio”, detalha a profissional.

Mais receptiva

Para criar um ambiente hospitaleiro, aposte em acabamentos amadeirados e tapeçaria. “Para afastar a sensação de ‘frio’ causada pelo piso de mármore, utilizamos um painel em madeira e um tapete, trazendo mais aconchego para o espaço”, conta Rosane.

Texto: Mariana Siqueira/Colaboradora

LEIA TAMBÉM