Acerte com a tesoura: veja qual o corte visagista que mais combina com você

Aprenda a escolher o estilo ideal a partir da sua personalidade e do formato do rosto utilizando a nova técnica dos especialistas: o corte visagista

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/01/2018 às 08:55
Atualizado às 13:58

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Sabe aquele corte que você queria tanto fazer e que depois não ficou do jeito desejado? Isso acontece porque cada pessoa tem suas particularidades. Para isso, profissionais da beleza estão cada vez mais investindo em uma técnica chamada visagismo, que analisa personalidade e características para incorporá-las ao visual. Confira como o método pode ajudar a moldar seu corte visagista e seu estilo pessoal.

O método

Muito além de apenas um corte de cabelo, o corte visagista proporciona uma leitura minuciosa das características das clientes que desejam encontrar o corte ou a coloração ideal. “A análise é feita observando o formato do rosto, as feições, o tipo e o nascimento do cabelo, como também a personalidade e o estilo da pessoa”, explica o hairstylist Luiz Cintra, do salão Emília Borges.

Corte visagista

Além de analisar o formato do rosto, o visagista também se atenta às atitudes da mulher. “A pergunta principal para a cliente ao sentar-se na minha cadeira é: o que você deseja expressar?”, destaca Mauricio Morelli, visagista e consultor de imagem, de São Paulo. Um corte despojado em uma pessoa mais séria ou vice-versa pode causar insatisfação com o visual. “Talvez a cliente não perceba na hora e nem saiba que o visual está incomodando, mas com certo conhecimento é possível orientá-la sobre o tipo de imagem que ela quer aparentar”, comenta o hairstylist Luiz Cintra. Mulheres sérias combinam com cortes mais retos, linhas compridas e cores homogêneas. Já as mais descontraídas ficam melhor com cortes assimétricos e tons mais fortes.

Cabelo, cabelo meu

Só você sabe como seus fios ficam no dia seguinte à ida ao salão. O profissional precisa analisar vários aspectos do cabelo, como a quantidade, a textura, o nascimento, fibra capilar, para só então definir o corte visagista ideal de cada pessoa para que não fique estranho depois. A análise da cor também é importante, pois ela precisa favorecer a mulher sem danificar o visual.

Fases da vida

A idade também é um fator importante. Luiz Cintra orienta que entre os 20 e os 40 anos a preocupação deve ser em manter os fios saudáveis. Depois dessa faixa etária, o cuidado deve ser em relação à imagem que você deseja passar. “Nesse momento, acho que a mulher deve esquecer um pouco a sensualidade e valorizar mais sua personalidade e um estilo já mais amadurecido”, aconselha o hairstylist.

Oval

Esse formato de rosto combina com vários tipos de cortes, dos longos aos curtos. Prefira aqueles que são mais repicados na parte da frente, para não alongar muito o rosto.

Triangular

Evite os cortes retos. Repicar o topo da cabeça é uma boa pedida, pois, além de criar volume, os fios assimétricos rendem charme e equilibram o formato da face. Franjas desfiadas na lateral também caem bem.

Quadrado

Cortes de comprimentos variados caem bem com esse tipo. Para complementar o look, prefira franjas diagonais. Evite as retas, pois elas ressaltam ainda mais o formato quadrado. “Cortes assimétricos, tanto no comprimento quanto no repicado, são os mais indicados, como mais curto atrás e comprido na frente”, recomenda Luiz Cintra.

Redondo

Quem tem esse formato de rosto deve tomar cuidado com o corte visagista que evidenciam esse aspecto. O indicado é que o cabelo não fique na altura do queixo. “Esse comprimento arredonda mais o look” esclarece Luiz Cintra. O ideal é que os fios fiquem pelo menos três dedos abaixo do queixo ou na altura da boca, e é importante não abusar no volume. Franjas também podem ajudar: prefira usar na diagonal, na altura das maçãs do rosto.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Luiz Cintra, hairstylist do salão Emília Borges, de São Paulo; Mauricio Morelli, visagista e consultor de imagem, de São Paulo

LEIA TAMBÉM 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.