Tudo sobre o Vasalgel, anticoncepcional injetável masculino

Entenda todos os detalhes de como funciona o anticoncepcional injetável masculino

- FOTO: iStock

Seria o fim da vasectomia? Pelo menos, é os cientistas querem! Em breve, os homens poderão dividir com as mulheres a responsabilidade de evitar uma gravidez indesejada: um anticoncepcional injetável masculino está sendo testado e deve chegar ao mercado em 2017!

O Vasalgel foi criado pela Fundação Parmeseus, instituição norte-americana sem fins lucrativos. A injeção poderá ser uma opção reversível e mais barata à vasectomia. Segundo a empresa, após 12 meses de estudos com coelhos, os resultados  apontaram a inexistência de espermatozoides a partir da segunda amostra de sêmen em diante.

Tudo sobre o Vasalgel, anticoncepcional injetável masculino

FOTO: iStock

Como funciona

O método  é parecido com a vasectomia, já que a ideia é não deixar que os espermatozoides sejam transportados através dos vasos deferentes.

Na vasectomia, o procedimento é cirúrgico, já com o Vasalgel, uma pequena gota de gel – feita de polímeros sem hormônios – é inserida nos vasos por uma injeção. Assim, o esperma não é liberado na ejaculação, evitando a fecundação.

Como os espermatozoides são muito grandes para transpor a barreira de gel, eles acabam sendo reabsorvidos pelo corpo.

Os fabricantes ainda não conseguiram determinar o período exato de eficácia, porém, acredita-se que o efeito do anticoncepcional injetável masculino possa durar cerca de 10 anos.

Efeito reversível

Diferente da vasectomia, o efeito do anticoncepcional injetável masculino é reversível: basta outra injeção  – com uma composição que contém bicarbonato de sódio – para retirar o produto e regular o fluxo dos espermatozoides.

Além disso, o procedimento do Vasalgel é muito mais simples, já que não se trata de uma cirurgia. Basta uma anestesia local para as aplicações de inserção e retirada do produto.

Tudo sobre o Vasalgel, anticoncepcional injetável masculino

FOTO: iStock

Prevenção

O método não deve ser o único utilizado durante as relações sexuais, já que apesar de controlar uma gravidez indesejada, anticoncepcional injetável masculino não oferece nenhum tipo de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis.

LEIA TAMBÉM

 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência