Connect with us

O que você está procurando?

Apesar de ser uma grande aliada no dia a dia, a tecnologia pode causar também um desgaste devastador para o corpo e mente: o tecnoestresse
- FOTO: Shutterstock Images

Tecnoestresse causa sintomas físicos, emocionais e comportamentais

Apesar de ser uma grande aliada no dia a dia, a tecnologia pode causar também um desgaste devastador para o corpo e mente: o tecnoestresse

Uma pesquisa sobre o tecnoestresse foi realizada com 1.200 pessoas, nas cidades de Porto Alegre e São Paulo. “Foram identificadas as principais causas e os sintomas do problema nos usuários. Desses, 60% declararam ter alguma sequela devido ao estresse, sejam sintomas físicos, emocionais ou comportamentais”, revela Ana Maria Rossi, presidente da International Stress Manegement Association (ISMA-BR).

Tecnoestresse causa sintomas físicos, emocionais e comportamentais

FOTO: Shutterstock Images

Sintomas físicos

As dores musculares são as que mais afetam as pessoas com sequelas, com 86% dos entrevistados que sofrem com estresse queixando-se de dores musculares.

Outro sintoma bastante citado foi o cansaço, mas o do tipo que não vai embora, ou cansaço crônico, que afetava 63% das pessoas. Já os distúrbios do sono foram citados por 35% deles, com descrição de sono agitado, dificuldade para dormir ou dormir um pouquinho e já acordar.

Sintomas emocionais

O mais citado foi ansiedade, que afetava 83% dessa população se acometidos pelo tecnoestresse; 81% se queixou de angústia e 67% de falta de concentração. “Quando a pessoa tem um desconforto, algum sintoma, seja físico ou emocional, ela vai criar um mecanismo de comportamento para lidar com aquela situação, sendo que algumas tem mecanismos extremamente eficientes, positivos: fazem alguma atividade física, se dedicam a um hobby, outras fazem algum trabalho voluntário, enfim, há diversas maneiras de lidar com a situação”, incentiva a presidente da ISMA-BR.

Sintomas comportamentais

Infelizmente, a maioria se engaja em comportamentos que não são tão positivos. Na pesquisa, 53% das pessoas usavam o álcool como uma forma de se acalmar, de se anestesiar um pouco. “Não é que tomavam cerveja porque o dia estava quente ou tinham apetite por uma cerveja, mas porque estavam tão estressadas, tão preocupadas, tão mobilizadas, que não conseguiam relaxar”, detalha a psicóloga.

41% das pessoas demonstravam comportamento agressivo se o computador não funciona, dão um chute na CPU; quando o provedor de internet está fora do ar, se descontrolam. E 27% das pessoas tinham distúrbios de apetite, tanto de comer demais como de menos.

A má notícia é que a maioria tende a comer a mais. Para agravar a situação, um grande número de pessoas se alimentavam com a chamada “fingerfood”, ou a comida que se pode pegar com os dedos, para não ter que sair do computador e sentar-se à mesa para cortar uma carne, preferindo comer um salgadinho, uma batata frita, etc.

LEIA TAMBÉM

Consultoria: Ana Maria Rossi, psicóloga e presidente da International Stress Manegement Association (ISMA-BR)

Texto: Lara Vendramini – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Advertisement

Estilo de vida

Assim como o corpo, o rosto também possui vários músculos que precisam ser trabalhados. Com a ginástica facial, é possível tonificá-los!

Estilo de vida

O estresse é uma sensação recorrente no dia a dia contemporâneo. Mas, afinal, quais são as consequências de lidar com todos esses problemas?

Estilo de vida

Mesmo que o estresse seja uma reação intrínseca ao ser humano, quando ele aparece de maneira não natural, tem como desencadeadores estímulos complexos.

Estilo de vida

Apesar de ser uma grande aliada no dia a dia, a tecnologia pode causar também um desgaste emocional devastador, o tecnoestresse

Estilo de vida

Apesar de ser uma reação natural do ser humano, as mulheres estão mais propensas à ansiedade. Fatores naturais e psicossociais são a causa

Estilo de vida

Trocar o fast food pelo self service, parar de usar açúcar, beber mais água: tudo isso pode melhorar e muito a sua qualidade de vida

Estilo de vida

Ele ganhou o cardápio de quem busca manter a boa forma e preservar a saúde! Confira como o suco verde atua para melhorar o funcionamento do corpo!

Estilo de vida

O distúrbio pode provir de inúmeras causas diferentes como hereditariedade e estresse, conheça cada uma e veja se não está na hora de procurar um médico