Connect with us

O que você está procurando?

Se não for mantido sob controle, estresse pode gerar diversos problemas no corpo. Veja como ele pode afetar o corpo e a mente
- FOTO: Vinicius Tupinamba/Colaborador

Estresse tem reflexos no corpo. Entenda!

Se não for mantido sob controle, estresse pode gerar diversos problemas no corpo. Veja como ele pode afetar o corpo e a mente

O estresse não se instala de um dia para o outro, pois é resultado das repetidas vezes que o organismo sofre descargas de adrenalina. De acordo com a psicóloga Marina Vasconcellos, podem aparecer inúmeros sintomas e níveis variáveis de gravidade. “Geralmente, quando é detectado, já está afetando alguns órgãos silenciosamente”, acrescenta a psicóloga. Por isso, é importante ficar atento aos sinais.

Estresse tem reflexos no corpo. Entenda!

FOTO: Vinicius Tupinamba/Colaborador

Efeitos do estresse pelo corpo

  • Alterações na pele: alguns problemas dermatológicos (como a herpes ou as acnes) podem ficar piores. O envelhecimento precoce, por exemplo, também pode acelerar.
  • Efeitos psicológicos: além de dores de cabeça crônicas, enfrentar situações tensas frequentemente pode provocar irritabilidade, mau humor e até depressão.
  • Estômago: em situações de grande tensão, pode ocorrer a secreção de uma quantidade maior de suco gástrico no organismo. Assim, o órgão fica mais sensível e aparecem as dores, azia ou queimação. Entre as complicações que podem surgir, estão a gastrite e as úlceras.
  • Coração: preste atenção nas dores no peito. As crises de angina, provocadas pelo estreitamento das artérias, podem levar a infartos e lesões nas veias coronárias. Além disso, o estresse pode provocar também a hipertensão.
  • Intestino: diarreias frequentes, flatulências, síndrome do intestino irritável e prisão de ventre também podem ser sinais comuns.
  • Obesidade: o estresse pode levar à compulsão alimentar e provocar o aumento do peso. Com o descontrole, pode evoluir para quadros de obesidade.
  • Dores musculares: geralmente nas costas e na região cervical, estão intimamente atreladas à sensação de cansaço.

LEIA TAMBÉM

Consultoria: Marina Vasconcellos, psicóloga e terapeuta de casal e familiar

Texto: Érica Aguiar – Entrevistas: Vitor Manfio/Colaborador e Karina Alonso/Colaboradora – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Advertisement

Estilo de vida

Saiba mais sobre a cólica em recém-nascidos, distúrbio que acomete boa parte dos bebês antes dos 3 meses e pode ser gerado pela alimentação da mãe lactante

Estilo de vida

Segundo estudo recente os diabéticos se preocupam pouco com a saúde dos olhos. Confira a seguir, a doença ocular que pode se desenvolver com esse descuido!

Estilo de vida

A pílula anticoncepcional regula seu ciclo menstrual, previne uma gravidez indesejada e ainda ajuda você a enfrentar “aqueles dias”!

Estilo de vida

Se você adora bordar e gasta muito do seu tempo nessa linda atividade, anote algumas dicas sobre postura, iluminação e conforto essenciais para essa hora.

Estilo de vida

O pimentão é rico em vitaminas A, C, E, antioxidantes e possui ação anti-inflamatória! Conheça mais sobre esse vegetal e invista em seu sabor!

Estilo de vida

Você sabia que feridas quando não são tratadas corretamente podem trazer sérias complicações para a saúde? Entenda mais sobre o assunto!

Estilo de vida

Cavalinha é um poderoso antioxidante e ameniza os sintomas de problemas renais. Além disso, tem propriedades que ajudam na cicatrização

Estilo de vida

Desvende os nutrientes do limão e saiba quais são as vantagens que seu consumo proporciona à saúde do sistema imunológico.