Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja como proteger os olhos no verão
Veja como proteger os olhos no verão - Shutterstock

Saúde

Saúde ocular: dicas para cuidar dos olhos no verão

Oftalmologista explica que o sol forte da estação pode causar problemas nos olhos e dá dicas para não prejudicar sua visão; confira

A exposição prolongada aos raios solares pode causar diversos problemas oculares. Queimaduras na córnea, cataratas, pterígio (crescimento anormal na conjuntiva) e até mesmo degeneração macular estão entre os riscos que aumentas nas épocas de muito sol. Os raios UV prejudiciais podem até danificar as estruturas oculares permanentemente ao longo do tempo, por isso a proteção é essencial.

A síndrome do olho vermelho é outra condição que pode ocorrer por causa da exposição excessiva ao sol. Nela, os olhos ficam vermelhos, irritados e podem coçar. É importante consultar um oftalmologista se os sintomas persistirem.

Por isso, o Dr. Marcelo Brito, que é médico oftalmologista, orienta ter ainda mais cuidado que o normal com a saúde ocular no verão. Ou seja, é importante fazer tudo o que puder para proteger os olhos nesse período, como usar um óculos de sol adequado e outros itens e acessórios que possam ajudar, como certos chapéus.

O cuidado deve ser ainda maior quando você for se expor a certas situações. “Os olhos devem ser protegidos do sol sempre que houver exposição solar direta, seja na praia, na piscina, durante atividades ao ar livre ou ao dirigir. Além disso, mesmo em dias nublados, os raios UV ainda podem atingir os olhos, portanto, a proteção é necessária o ano todo”, alerta o especialista.

A síndrome do olho vermelho é uma condição na qual os olhos ficam vermelhos, irritados e podem coçar. Isso pode ser causado por várias razões, incluindo alergias, infecções ou até mesmo exposição excessiva ao sol. É importante consultar um oftalmologista se os sintomas persistirem.

A seguir o médico compartilha 6 dicas para evitar problemas de visão no verão:

Use óculos de sol com proteção UV

Os óculos de sol são essenciais sempre que você estiver ao ar livre. E lembre-se de pedir pela certificação de que o item tem uma boa proteção UV na hora de escolher e comprar, para ter certeza de que ele está te protegendo mesmo.

Mantenha-se hidratado

Se hidratar bem é importante por vários motivos, inclusive para a saúde dos olhos. Isso ajuda a prevenir o ressecamento ocular.

Evite olhar diretamente para o sol

Todo mundo sabe que não pode olhar para o sol diretamente durante um eclipse solar, não é mesmo? Porém, isso também se aplica no geral. Nada de ficar olhando muito para o sol no dia a dia!

Use chapéus amplos

Chapéus amplos conseguem proteger os olhos da exposição direta ao sol. Além disso, dão aquele up no seu visual!

Se praticar esportes aquáticos, utilize óculos de natação

Os óculos de natação servem para proteger os olhos do cloro e do sal. E, no verão, quando é mais comum ainda ir para a piscina, isso é essencial!

Cuidado com o colírio

Usar colírio sem a orientação de um profissional de saúde ocular pode ser prejudicial. Colírios contêm substâncias ativas e devem ser usados de acordo com a prescrição médica, pois o uso indevido pode agravar problemas oculares e mascarar sintomas de condições subjacentes.

Seguindo essas orientações, seus olhos ficarão bem protegidos por todo o verão!

Mais notícias como essa

Moda

Consultora de moda Camila Cavalcante dá dicas valiosas para criar looks autênticos com a estampa animal print

Saúde

Especialista revela algumas medidas práticas que ajudam a tratar a retenção de líquidos e reduzir o inchaço corporal

Entretenimento

Pesquisa da Preply revela que o período do Carnaval é oportunidade para praticar idiomas com turistas estrangeiros

Estilo de Vida

O estresse pode se manifestar no corpo humano de diferentes maneiras, incluindo algumas pouco faladas; descubra quais são