Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Doença é responsável por mais de 200 mil mortes por ano no mundo e inclui sintomas como febre alta, vômitos e diarreia aquosa
Veja como proteger as crianças do rotavírus - Foto: Shutterstock

Saúde

Rotavírus: saiba como prevenir a doença em crianças

Doença é responsável por mais de 200 mil mortes por ano no mundo e inclui sintomas como febre alta, vômitos e diarreia aquosa

O rotavírus é um dos principais agentes virais causadores das doenças diarreicas agudas. De acordo com o Ministério da Saúde, a condição provoca mais de 200 mil mortes por ano no mundo e inclui sintomas como febre alta, vômitos e diarreia aquosa. 

“O rotavírus é um dos principais vírus que causam sintomas de gastroenterite graves na população, principalmente em crianças, e é uma doença altamente transmissível que evolui rapidamente”, comenta a médica pediatra do Espaço Zune, Giselle Pulice.

No caso das crianças, o rotavírus pode levar a quadros de desidratação, devido a perda de água e eletrólitos importantes para o funcionamento do organismo. Além disso, elas podem apresentar sintomas como sonolência, prostração, batimento cardíaco acelerado, choro sem lágrimas e diminuição do volume de urina.

Medidas de prevenção

A transmissão acontece via fecal-oral, por meio do contato pessoa a pessoa, ingestão de água e alimentos contaminados, contato com objetos contaminados e propagação aérea por aerossóis. 

Por isso, os cuidados básicos de higiene com alimentos, destinação correta do lixo e com a qualidade da água consumida são algumas das maneiras mais eficientes de se proteger contra a doença. 

Além disso, o rotavírus pode ser encontrado em altas concentrações nas fezes de crianças infectadas ou recém vacinadas. A troca das fraldas nos 30 dias após a vacinação precisa de atenção e cuidados de higiene redobrados.

Tratamento 

O diagnóstico clínico de rotavírus pode ser confirmado por exame de fezes. Porém, é recomendado que os pais iniciem o tratamento a partir da identificação dos sintomas. O tratamento inclui soros de reidratação via oral ou intravenosa. O médico pode também prescrever o uso de antitérmicos e antidiarreicos. 

Vacinação 

A vacinação contra o rotavírus é fundamental para prevenção da doença.  O esquema de vacinação é de duas doses exclusivamente por via oral, sendo a primeira aos dois meses e a segunda aos quatro meses, com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses. A vacina protege a criança de se contaminar e também ameniza os sintomas em caso de contaminação. 

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Pets

Um sistema imunológico equilibrado reduz riscos de contrair doenças e contribui para a saúde geral dos animais

Amor e Sexo

Segundo pesquisa, Geração Z é a mais propensa a buscar por relacionamentos abertos ou não monogâmicos no geral

Receitas

Algumas pessoas tendem a chorar sempre que estão cortando cebola, mas é possível usar alguns truques para diminuir o problema