Proteína animal: saiba as principais diferenças entre os tipos de carne!

Você sabia que as proteínas animais são as principais fontes de aminoácidos essenciais para o corpo? Veja as principais diferenças entre os tipos de carne!

- Foto: iStock.com/Getty Images

“A proteína de origem animal é essencial para a saúde e contém todos os aminoácidos importantes para o crescimento da fibra muscular, reparação dos tecidos, produção de enzimas e hormônios”, diz a médica ortomolecular e nutróloga Tamara Mazaracki. Tanto a carne bovina quanto o frango têm de 20 a 30g de proteínas em cada 100g do alimento, mas também possuem diferentes nutrientes em sua composição. Confira!

carne-bovina-proteinas

Foto: iStock.com/Getty Images

Carne bovina

“O ferro presente na carne é de fácil aproveitamento pelo organismo. Seu consumo é recomendado principalmente para crianças, praticantes de exercícios físicos e mulheres em idade fértil”, indica Tamara. Como a anemia ferropriva (por deficiência de ferro) é a carência nutricional mais prevalente, a carne vermelha consegue combater o problema com eficiência. Músculo, acém, lagarto, filé mignon, patinho e alcatra são os cortes mais magros, com menos gordura saturada. “Os cortes gordos são ricos em ácido araquidônico, um tipo de gordura com ação pró-inflamatória no organismo e facilita a deposição de colesterol na parede da artérias. Também são muito calóricos e contribuem com o aumento de gordura corporal. Devagar com a picanha!”, ressalta a nutróloga. O recomendado é ingerir carne vermelha de 3 a 4 vezes por semana, cozida, assada ou grelhada. “Cuidado com a carne defumada, embutidos em geral e com churrascos. Nesses casos, devido às altas temperaturas e ao contato com a fumaça, há formação de compostos conhecidos como nitrosaminas, altamente cancerígenos”, alerta Tamara.

Frango

frango-carne-grelhado

Foto: Shutterstock

Com menos gorduras do que a carne bovina, o frango possui maior quantidade de niacina (vitamina B3). “Esse nutriente é necessário para o aproveitamento de carboidratos, lipídeos e proteínas. Auxilia na produção dos ácidos do estômago responsáveis pela digestão”, diz a nutricionista Lilian Speziali. O ideal é intercalar o consumo de carne branca e vermelha, lembrando que peixes também devem entrar no cardápio, pelo menos 2 vezes na semana. Para reduzir a quantidade de gorduras, retire a pele do frango.

 

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Lilian Speziali, nutricionista; Tamara Mazaracki, médica ortomolecular e nutróloga.

 

LEIA TAMBÉM:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência