Qual o papel do medo nos dias de hoje?

O medo é uma das sensações mais primitivas do ser humano, que deixa o corpo em estado de alerta contra ameaças. Mas qual o papel do medo nos dias de hoje?

- FOTO: Shutterstock.com

O medo é uma das emoções base do ser humano, que nos acompanha desde os tempos mais primitivos, e trata-se de uma reação a algum perigo, indicando o momento de lutar ou fugir. Até aí tudo bem. Há milhares de anos, a humanidade lutava contra predadores para sobreviver, e o medo tinha um papel essencial nessa batalha.

Qual o papel do medo nos dias de hoje?

FOTO: Shutterstock.com

O medo hoje

Mas, atualmente, o homem, de certa forma, dominou o mundo e todos os que colocavam em risco a sua existência (exceto as forças naturais, claro). Então, o que nos leva a sentir medo e por que ele ainda se faz presente em nossas vidas? “Vivemos em um mundo cercado de crimes e violência. Quando se entra em contato com esse tipo de informação, é possível imaginar-se passando por tais experiências. Além disso, nosso cérebro não distingue perfeitamente a imaginação da realidade; nossa fisiologia responde ao que foi projetado no interior de nossa mente (nossa imaginação)”, relata o terapeuta William Ferraz.

Esse contato com tanta criminalidade pelos meios de comunicação gera uma sensação de insegurança e faz com que se busque, cada vez mais, formas de alcançar proteção – mesmo que nunca se tenha enfrentado situações desse tipo. “A sensação de segurança trata-se de uma necessidade humana que pode não ser suprida diante desse cenário de perigo constante. Acredito que tomar consciência dos medos que são reais e dos que são imaginários é um caminho para nos sentirmos um pouco mais seguros”, aponta Marcelo Katayama, terapeuta .

 

LEIA MAIS

 

Consultorias: Hebe de Moura, psiquiatra; Marcelo Katayama, cirurgião, terapeuta e instrutor do Núcleo Ser, em São Paulo (SP); Valéria Cimatti, psicóloga; William Ferraz, terapeuta, especialista em Programação Neurolinguística e em Inteligência Emocional do Instituto IDEAH de São Paulo (SP).

Texto: Vitor Manfio/Colaborador – Entrevistas: Natália Negretti e Vitor Manfio/Colaborador – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência