Connect with us

O que você está procurando?

Medicamentos gratuitos para o controle de diabetes são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Saiba mais e entenda como agir!
- Foto: Shutterstock

Medicamentos gratuitos são oferecidos para controle do diabetes! Entenda

Medicamentos gratuitos para o controle de diabetes são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Saiba mais e entenda como agir!

Em setembro de 2006 foi sancionada a Lei Federal 11.347, que garante aos portadores de diabetes o direito de receber gratuitamente do SUS, Sistema Único de Saúde, os remédios para tratamento e os equipamentos de aplicação e monitoramento da doença. Os itens oferecidos são: remédios e insulinas para o tratamento, além de seringas de aplicação e equipamentos de monitoração da glicemia capilar como glicosímetro, lancetas e tiras para testes.

medicamento-gratuito-diabetes

Foto: Shutterstock

Caminho a seguir

Para conseguir os medicamentos, é necessário passar por alguns processos burocráticos. “Primeiramente, o portador deve
realizar o pedido administrativo junto a Secretaria da Saúde da cidade onde reside”, explica a fundadora do escritório Valia Advogados Associados, Ariane S.T. Valia. Em muitos lugares, os pedidos podem ser feitos em postos de saúde mais próximos. É necessário se cadastrar no SUS como paciente de diabetes e se inscrever em algum programa de educação especial voltado para essa doença. “Em casos de medicamentos de alto custo, as secretarias disponibilizam lugares específicos para fazer o pedido”, completa Ariane. Algumas cidades e estados podem exigir uma burocracia maior, porém o paciente não deve desistir de fazer todos os procedimentos. A resposta da secretaria deve chegar em até 30 dias, através de um telegrama na residência do paciente. É importante ressaltar que, caso o pedido seja negado, o portador pode – e deve – recorrer, relatando o ocorrido para a ouvidoria da Secretaria de Saúde (tanto da cidade quanto do estado) e entrando em contato com advogados, seja da defensoria pública ou com profissionais particulares de sua preferência.

tratamento-gratuito-diabetes-controle

Foto: Shutterstock

A importância da receita

Um dos documentos indispensáveis para fazer a solicitação é a receita médica. Ariane confirma que além de ser fundamental para o pedido, a avaliação e o acompanhamento do médico também são de extrema importância. “Somente ele tem a responsabilidade para analisar o melhor tratamento, a quantidade de insulina ou outros tratamentos necessários para o paciente”, acrescenta. A receita médica também garante um respaldo para que o portador possa comprovar, por vias burocráticas, a necessidade dos medicamentos. “Caso necessário o ingresso com pedido jurídico dos medicamentos, o laudo estará completo, facilitando o deferimento da liminar pleiteada”, ressalta a profissional.

 

Consultoria: Ariane S.T. Valia, fundadora do escritório Valia Advogados

 

LEIA MAIS

Advertisement

Estilo de vida

Saiba quais são as frutas para diabéticos mais indicadas para o consumo! É importante lembrar que as frutas também possuem açúcar!

Estilo de vida

Além das famosas TPM e MENOPAUSA, existem certas doenças que merece atenção da mulheres. Veja alguns exemplos e confira como é o tratamento.

Estilo de vida

Pesquisa divulgada por empresa americana afirma que orar todos os dias ajuda a prevenir a perda de memória, o Mal de Alzheimer e outros males. Saiba mais!

Estilo de vida

Devido à síndrome de Münchausen, mãe criou a história de que Gypsy era doente. A filha, cansada dos abusos sofridos por 20 anos, assassinou Dee Dee

Estilo de vida

Herdada dos nossos ancestrais, quando regulada, a ansiedade pode ajudar no nosso dia a dia. Em altos níveis, pode se transformar em um distúrbio

Estilo de vida

O hibisco é um poderoso emagrecedor e ainda age contra diversas doenças, é anti-inflamatório, laxante e analgésico. Faça da planta uma aliada!

Estilo de vida

Você sabe o que é TDPM (transtorno disfórico pré-menstrual)? Como ela afeta o corpo? Não? Então leia mais sobre o assunto e fique por dentro.

Estilo de vida

Fibra alimentar, cálcio, magnésio, vitamina C e ferro. Esses são só alguns dos nutrientes da batata-doce, alimento muito usado em dietas