Connect with us

O que você está procurando?

Alguns cuidados específicos sobre o uso do repelente devem ser tomados para que o produto tenha ação efetiva e que previna doenças.
- È preciso proteger a boca, os olhos e o nariz no momento da aplicação do produto no rosto. FOTO: iStock e Getty Images

Aprenda a maneira certa de usar o repelente

Alguns cuidados específicos sobre o uso do repelente devem ser tomados para que o produto tenha ação efetiva e que previna doenças.

Alguns cuidados específicos sobre o uso do repelente devem ser tomados para que o produto tenha ação efetiva e que previna doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, além do incômodo causado por demais mosquitos e pernilongos durante a época de calor intenso. Pensando nisso, confira algumas dicas da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) para acertar na hora de usar o repelente.

 

homem-braco-repelente-aplicando

É importante, antes de dormir, checar se nos colchões, lençóis, travesseiros e em áreas como cantos de parede e embaixo do berço não há nenhum inseto FOTO: iStock e Getty Images

 

1. Após a aplicação é imprescindível lavar as mãos

Proteja a boca, os olhos e o nariz no momento da aplicação do produto no rosto, para que você não tenha contato com as substâncias. Além disso, é importante aplicar o repelente em locais ventilados para que não ocorra acúmulo da substância no ambiente e lavar as mãos com sabonete após o uso.

2. Em bebês de até seis meses, o uso de repelente não é recomendado

As orientações são proteger a criança com roupas leves, porém compridas como mangas e calças, além de, na hora de dormir ou do descanso, utilizar o mosqueteiro. É importante também que pais ou cuidadores sempre fiquem atentos ao ambiente da criança. “Antes de dormir, verifique se nos colchões, lençóis, travesseiros e em áreas como cantos de parede e embaixo do berço não há nenhum inseto”, sugere Rodrigo Lima, diretor da SBMFC.

 

mulher-sentada-praia-protetor-solar-perna

FOTO: Shutterstock

 

3. O uso do repelente não inibe a proteção solar

“Passe o filtro na pele e, após ser absorvido, o repelente pode ser aplicado, no máximo três vezes ao dia, dependendo da exposição e também suor. Evite o uso excessivo, pois o produto tem substâncias tóxicas, que podem causar danos à saúde. Além disso, antes de dormir, tome banho com sabonete para que o produto seja eliminado da pele. Em casos de ferida e machucado, não é indicado utilizar o produto, principalmente se estiver aberta, pois a substância pode agravar o estado e atrasar a cicatrização”, alerta Rodrigo.

 

Consultoria Rodrigo Lima, diretor da SBMFC

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Com o passar do tempo e a influencia de fatores como sobrepeso, ficar muito tempo sentado ou em pé e uso desmedido de salto alto, pequenas veias saltadas podem começar a aparecer nas pernas. Confira a ligação entre varizes e menopausa

Estilo de vida

Pequenas mudanças a sua rotina ou até mesmo no seu quarto podem transformar seu sono em um momento revigorante. Saiba como com as dicas a seguir!

Estilo de vida

Além de trazerem mais sabor para suas saladas, eles combatem o mau colesterol (LDL). Conheça todos os benefícios dos óleos saudáveis e invista neles para melhorar sua saúde!

Estilo de vida

Uma das formas mais fáceis de favorecer a digestão é apostar na ingestão de fibras e, para isso, invista no poder das vitaminas naturais! Saiba como deixar a digestão em ordem com essas receitas!

Estilo de vida

As sementes são ótimas para introduzir na alimentação e turbinar o prato e a saúde. Conheça os benefícios das sementes e saiba como adicioná-las à sua rotina!

Estilo de vida

O parto humanizado ou humanização do parto é um processo que ainda gera muitas dúvidas entre as mulheres. Entenda mais sobre o método e saiba quais são seus benefícios!

Estilo de vida

A síndrome de Down é uma condição genética caracterizada pela presença de três cromossomos 21 nas células. Tal fator causa algumas alterações físicas e de comportamento nas pessoas que desenvolvem o quadro. Mas, mesmo com a medicina avançada no assunto, existem mitos sobre a síndrome de Down. Confira alguns neste post!

Estilo de vida

Existem vários tipos de cogumelos, desde os venenosos até os comestíveis. Conheça alguns cogumelos que podem ser consumidos e saiba como diferenciá-los!