Leitores ativos são mais felizes, diz pesquisa

Se você está com preguiça de começar a ler aquele livro que separou na cabeceira, saiba que uma pesquisa constatou que leitores ativos são mais felizes!

- FOTO: Shutterstock

Uma análise feita com 1.100 pessoas pela Universidade de Roma III afirmou que a leitura torna as pessoas mais felizes e as ajuda a enfrentar melhor sua existência. Os leitores ativos vivem mais contentes e satisfeitos do que os não leitores, e são, em geral, menos agressivos e mais otimistas. Aplicando índices como o da medição da felicidade de Vennhoven e escalas como a Diener para medir o grau de satisfação com a vida, os pesquisadores chegaram a essas conclusões, que demonstram que “alimentar o espírito” pode ser tão importante quanto alimentar o corpo.

mulher-rede-lendo-livro

FOTO: Shutterstock

Para entender melhor

A teoria se reafirma ao observar os resultados de outra pesquisa, feita pela equipe de neurocientistas da Universidade de Emory, em Atlanta, nos Estados Unidos, que monitoraram as reações de 21 estudantes durante 19 dias seguidos. Segundo eles, o estresse se reduz e a inteligência emocional sai ganhando, assim como o desenvolvimento psicossocial, o autoconhecimento e o cultivo da empatia.

 

 

LEIA TAMBÉM

 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência