ESTILO DE VIDA

Aceitar o próprio corpo influencia na felicidade

De acordo com um estudo realizado pela Universidade Chapman, nos Estados Unidos, ter uma boa autoimagem é fundamental para ser feliz!

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/09/2016 às 19:02
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Sentir-se bem com o próprio corpo é fundamental para ter mais felicidade, de acordo com um estudo realizado pela Universidade Chapman, nos Estados Unidos. Com o objetivo de descobrir a relação entre a forma como as pessoas enxergam sua imagem e seu nível de satisfação com a vida, os pesquisadores analisaram o perfil de 12 mil adultos.

autoimagem-pesquisa-saude-insatisfacao-aparencia

FOTO: Shutterstock

Os entrevistados responderem a questionários que focavam em personalidade, crenças sobre relacionamentos amorosos, autoestima e tempo que permaneciam em frente à televisão. Com base nessas informações, os estudiosos chegaram à conclusão de que pessoas que se mostravam insatisfeitas com seu peso ou corpo relataram menor satisfação com sua vida sexual e com a autoimagem.

Saiba mais!

Pensamentos positivos fazem bem para o cérebro

Dicas para recuperar a autoestima

Dicas para melhorar a vida pessoa e profissional

Alimentos para a felicidade

Um estudo chamado Food and Mood Project (Projeto Comida e Humor), realizado na Inglaterra, constatou que mudanças nos hábitos alimentares podem trazer consequências positivas para a saúde mental. Aproximadamente 200 pessoas participaram da pesquisa seguindo uma dieta recomendada: eles diminuíram o consumo de açúcar, cafeína, álcool e aumentaram a quantidade de frutas, peixes e líquidos consumidos diariamente.

O resultado mostrou que 26% dos participantes tiveram uma melhora na instabilidade emocional, 24% nos quadros de depressão e 26% em ataques de pânico e ansiedade. Isso acontece porque alguns alimentos podem contribuir para melhorar o humor e aumentar a felicidade, já que estimulam a produção de neurotransmissores — substâncias responsáveis por transmitir os impulsos nervosos para o cérebro — proporcionando sensações de prazer, bem-estar e euforia.

Lista de compras

  • Carnes vermelhas magras, arroz integral, aveia, linhaça, brócolis, abóbora, ovo.
  • Acerola, morango, laranja, agrião, tomate, caju, mamão, limão.
  • Salmão, sardinha, linhaça, ovo, azeite, chia, atum.
  • Banana, melancia, mamão, grão-de-bico, semente de girassol.
  • Soja, abacate, batata, uva, banana, castanha de caju.