Fibromialgia: conheça as causas e consequências da doença

Longe de ser frescura, a fibromialgia pode causar depressão e ansiedade!

- FOTO: Shutterstock

As dores da fibromialgia são reais e podem impedir a realização de atividades cotidianas. “Os portadores da síndrome da fibromialgia exibem diferentes formas de exacerbação da doença. Algumas pessoas têm mais fadiga, outras sentem mais dores e há aquelas que sofrem mais com dificuldades de concentração e memorização”, destaca Paulo Renato Barreiros da Fonseca, coordenador do serviço de anestesiologia do Hospital Balbino, no Rio de Janeiro.

mulher de cabelos curtos com a mão no pulso

FOTO: Shutterstock

Causas e consequências

“O estado melancólico, a depressão e a ansiedade resultam da própria doença, assim como da dificuldade em obter bons resultados com o tratamento medicamentoso”, revela. É importante salientar que não é uma depressão ou estado ansioso que causa a fibromialgia, mas o contrário. Assim, não é de se estranhar que entre 50% e 80% dos portadores da síndrome tenham também sintomas depressivos.

Como cuidar

“Trabalhos científicos recentes comprovaram que pacientes fibromiálgicos melhoram, a médio prazo, com atividade física aeróbica praticada regularmente”, finaliza o médico.

LEIA MAIS:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência