Aposte no feijão-branco para controlar a glicemia!

Você sabia que o feijão branco é rico em proteínas e aminoácidos e, de quebra, ajuda na hora de queimar aqueles quilinhos a mais? Veja!

- Foto: Shutterstock

Diferente dos outros tipos, o feijão-branco é mais rico nutricionalmente por conter grandes quantidades de proteína, ferro e fibras. A primeira substância ajuda a retardar a absorção de açúcares no sangue e as fibras alimentares facilitam o trânsito intestinal. “Por esses fatores, o feijão-branco tem sido utilizado no processo de emagrecimento e prevenção do diabetes”, destaca a nutricionista Lilian Speziali.

feijao-branco-beneficios

Foto: Shutterstock

Aposte!

Com um sabor mais suave do que os popularmente consumidos, o feijão-branco pode fazer mais por você do que protagonizar uma deliciosa refeição. Sozinho, contém quase todos os aminoácidos necessários para formar uma proteína completa. Quando associado a grãos integrais, torna-se quase imbatível em termos de nutrição, como explica a nutricionista Bruna Joaquim Carneiro: “O que falta no feijão tem no arroz e vice-versa, por isso são perfeitos juntos, fornecendo carboidratos, proteínas e fibras, além de vitaminas e minerais para o organismo”.

Essa afirmação é válida para todos os tipos de feijão, mas o branco sai na frente em muitos quesitos. “Comparado com os outros é mais rico e possui grandes quantidades de proteína, cálcio, ferro e fibras, que auxiliam o bom funcionamento do intestino”, comenta a nutricionista Lilian Spezali. Quer mais um ótimo motivo para incluir a iguaria na sua rotina? Consumido cru, é um grande aliado para quem quer perder peso.

Grãozinhos poderosos

Graças a uma proteína chamada faseolamina, o feijão-branco tem comprovada e efetiva ação no emagrecimento e na prevenção do diabetes. Tudo porque consegue fazer com que o organismo absorva menos carboidratos do que foi de fato consumido.
“A faseolamina é uma glicoproteína que inibe o processo de digestão do amido presente no arroz, pão, biscoitos, batata e massas, retardando e inibindo a absorção de açúcares no sangue e o acúmulo de energia, ou seja, das gordurinhas”, explica Lilian. Só não pense que a substância “salva a pátria” dos mais gulosos.

Se o objetivo é emagrecer, fica proibido abusar de comidas ricas em açúcar – até porque a faseolamina bloqueia cerca de 20% do que é consumido. Todos esses benefícios, porém, só são proporcionados pelo feijão-branco cru. Depois de cozido, muitos de seus benefícios permanecem, mas esse efeito bloqueador de carboidratos se perde. A solução então é consumir a leguminosa triturada, em forma de farinha. Em lojas de produtos naturais ou especializadas em suplementos é possível encontrar essa farinha pronta ou em forma de cápsulas. Mas prepará-la em casa é bem simples e barato.

 

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Bruna Joaquim Carneiro e Lilian Speziali, nutricionistas

 

LEIA TAMBÉM:

 

 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência