Exercícios físicos: veja qual é deles é o mais indicado para cada idade

Praticar exercícios físicos com regularidade é um dos segredos da longevidade. Veja a seguir qual é o ideal para cada faixa etária!

- FOTO: Shutterstock

A importância das atividades físicas na saúde são indiscutíveis. Eles são os responsáveis pelo fortalecimento muscular e ósseo, assim como do sistema cardiorrespiratório e a manutenção do peso corporal. Mas você sabia que existem atividades físicas indicadas para cada idade? “O exercício fortalece a musculatura, trazendo de volta a segurança e confiança ao andar, por exemplo”, pontua a psicóloga Cláudia Otani. A seguir você confere quais são as atividades físicas adequadas para cada faixa etária. Se inspire!

 

saúde-exercícios-idade

FOTO: Shutterstock

• A partir dos 20 anos

Nessa idade, a energia está a todo o vapor! Por isso, atividades que exigem disposição e ânimo são as mais adequadas. Que tal apostar em esportes coletivos? Vôlei, futebol, basquete... Claro que, sempre com moderação e respeitando os próprios limites.

 

• A partir dos 30 anos

Aqui, a musculação é muito importante para evitar a flacidez e fortalecer a musculatura. Corrida, natação e treinos aeróbicos também são boas pedidas.

 

• A partir dos 40 anos

A fase continua pedindo o fortalecimento muscular e ósseo, principalmente porque as mulheres que começam a entrar na menopausa correm um risco maior de desenvolverem osteoporose. Então, hidroginástica, natação, corridas, caminhadas e danças podem ajudar (e muito!).

 

• Dos 50 anos para cima

Com a diminuição da força muscular vinda com o passar dos anos, é preciso tomar cuidado com fraturas e demais lesões ocasionadas pela sobrecarga de exercícios. Com isso, esporte leves são os mais adequados: hidroginástica, caminhada, yoga e pilates podem integrar a rotina. “Todas as atividades físicas podem ser totalmente adaptáveis a qualquer publico, tanto em idade, sexo ou patologia! O importante é praticar exercicios em geral, e que eles se adaptem à rotina da pessoa!”, conclui o educador físico Thiago Martinez.

 

Lembrese sempre:

É extremamente importante que, antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, seja ela de alto, médio ou ou baixo impacto, você se consulte com seu clínico de confiança e faça um check-up. Isso porque, a qualquer sinal de problema cardíaco, respiratório ou articular, por exemplo, é preciso fazer adaptações especiais na hora de escolher o exercício ideal para você.

Consultoria: Cláudia Otani, psicóloga; Thiago Martinez, educador físico

 

 

LEIA TAMBÉM

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência