Dicas práticas para estimular a sua criatividade

Conheça algumas dicas muito úteis para que a criatividade deixe de ser uma dificuldade e passe a fazer parte do seu dia a dia para sempre

- FOTO: iStock.com/Getty Images

Não tem jeito: é preciso treinar a criatividade para que novas ideias apareçam. “Considerando que criatividade é uma ferramenta para resolver problemas, para treiná-la é necessário solucioná-los. Só que a demanda natural de questões não é suficiente como treino criativo. É necessário arranjar ‘sarna para se coçar’, ou seja, procurar problemas para resolver”, afirma Murilo Gun, empreendedor autodidata, palestrante sobre empreendedorismo, criatividade, marketing viral e pessoal, e um dos principais nomes da comédia stand up do país.

Dicas práticas para estimular a sua criatividade

FOTO: iStock.com/Getty Images

Dicas para estimular a criatividade

O empreendedor compara esse treinamento a uma academia de ginástica: “a demanda natural de andar não é suficiente como treino do corpo. Então, é necessário procurar uma demanda artificial de andar, que é a esteira da academia”. Para ser criativo, é preciso buscar soluções para problemas que não somos responsáveis, como forma de treino. “Se você pensa que resolver problemas dos outros é perda de tempo porque não vai te levar a nenhum lugar, eu pergunto: e a esteira da academia leva para onde?”, questiona Gun. Ele ainda afirma que para ser criativo, é preciso suar.

Para Andreia Rego, a criatividade depende do histórico de cada um, ou seja, das vivências e experiências que podem contribuir para melhorar essa característica humana. De acordo com a especialista, existem momentos favoráveis quando a mente diminui o seu ritmo cerebral e abre espaço para o ócio.

“Nesses momentos de certo desligamento, chances de novas ideias e insights também aparecem”, afirma a profissional. Ter um bom sono, meditar, promover relaxamento e bem-estar são algumas das ações que podem contribuir para esse momento de desprendimento. Outro conselho de Andreia é fazer atividades diferentes do cotidiano que podem estimular as diversas áreas do cérebro, ajudando os neurônios a realizarem novas conexões e diversificando nossos campos de interesse.

 

Leia também:

A criatividade começa a se desenvolver na infância

Combinatividade: combinar ideias para produzir inovação

 

Texto: Érica Aguiar – Edição: Victor Santos
Consultorias: Andreia Rego, psicanalista e coach de desenvolvimento humano; Murilo Gun, empreendedor autodidata, realiza palestras empresariais sobre empreendedorismo, criatividade, marketing viral e pessoal e, atualmente, é um dos principais nomes da comédia stand up do país.

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência