Combinatividade: combinar ideias para produzir inovação

Conheça tudo sobre o termo combinatividade, característica que vai além da criatividade nos momentos em que se busca a inovação!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 12/08/2016 às 19:47
Atualizado às 16:11

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

De acordo com Murilo Gun, empreendedor autodidata, palestrante sobre empreendedorismo, criatividade, marketing viral e pessoal, e um dos principais nomes da comédia stand up do país, o grande diferencial do homem perante os outros animais é a sua capacidade de imaginar. “Para mim, a criatividade é basicamente o pensamento aplicado, ou seja, quando utilizamos a capacidade de imaginar para criar a solução de um problema”, acredita. Já a inovação, ao seu ver, é a “criatividade aplicada”, quando colocamos em prática a solução criativa encontrada e produzimos algum tipo de valor para um grupo de pessoas.

Combinatividade: combinar ideias para produzir inovação

FOTO: Shutterstock.com

Combinatividade: combinando ideias rumo à inovação

“Eu não gosto da palavra criatividade porque o termo cria gera uma grande pressão nas pessoas. Eu prefiro chamar de combinatividade porque, na verdade, a criatividade surge da junção de coisas existentes. A princípio, o homem começou a combinar conceitos da natureza para criar novas combinações. Quanto mais novas combinações, mais coisas existiam para serem combinadas”, explica Gun.

Dessa forma, para que novas ideias sejam despertadas e promovam inovação, é preciso ter repertório e combiná-las. Pode ser que elas surjam em um momento inoportuno, mas, para isso, existem caderninhos de anotações que cabem dentro dos bolsos ou mesmo a própria agenda do celular!

Leia também:

Tenha um cérebro mais criativo!

Conheça a técnica da programação neurolinguística

Texto: Érica Aguiar – Edição: Victor Santos
Consultorias: Andreia Rego, psicanalista e coach de desenvolvimento humano; Murilo Gun, empreendedor autodidata, realiza palestras empresariais sobre empreendedorismo, criatividade, marketing viral e pessoal e, atualmente, é um dos principais nomes da comédia stand up do país.

TAGS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.