Saúde

4 benefícios da atividade física para a pele

Neste Dia Mundial da Atividade Física, separamos uma lista com 4 benefícios que os exercícios podem proporcionar para a pele; saiba quais são

A prática de atividades físicas também faz parte da rotina de cuidados com a pele - Shutterstock

Anualmente, celebra-se no dia 6 de abril o Dia Mundial da Atividade Física. Criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data possui um objetivo muito simples: estimular o cuidado com a saúde através do combate ao sedentarismo. 

Até porque, através dos exercícios, já é possível melhorar e muito a qualidade de vida, prevenindo o corpo de diversos problemas de saúde – sejam eles relacionados ao excesso de peso ou não –, incluindo aqueles que acometem a pele. 

Isso mesmo, a prática de atividades físicas faz bem para a pele! Por ser o maior órgão do corpo humano, a pele também é impactada por várias atitudes nossas ao longo da vida. “O estilo de vida e os bons hábitos influenciam muito a qualidade da pele”, conta a cirurgiã plástica Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já a dermatologista Paola Pomerantzeff explica que “durante os exercícios são liberados hormônios e substâncias, que estão diretamente envolvidos na manutenção da saúde da pele”. Ou seja, as atividades físicas funcionam como uma skincare de dentro para fora.

Ficou curioso para saber quais os benefícios da atividade física para a pele?  Então continue a leitura! Vamos listar para você 4 efeitos proporcionados pelos exercícios para a derme. Confira a seguir:

Mulher suando após a prática de atividades físicas
Até mesmo o suor provocado pela atividade física intensa acaba contribuindo para a pele (Foto: Shutterstock)

 

Efeito detox, antioxidante e mais viço para a pele

Uma das principais causas para o envelhecimento da pele está justamente no acúmulo de radicais livres. Beatriz Lassance, cirurgiã plástica explica que:

 

“O acúmulo de radicais livres nos tecidos é um dos fatores que levam ao envelhecimento. A atividade física consome energia e consegue, com isso, neutralizar esses radicais, melhorando o que chamamos de estresse oxidativo. A produção de colágeno melhora, a circulação na pele fica melhor. O exercício acelera o metabolismo de todo o organismo, as células são estimuladas a absorverem mais nutrientes, e secretar toxinas de maneira mais eficiente”, diz.

 

Menos inchaço

Além de ajudar a prevenir o envelhecimento, a atividade física também previne inchaços. “O sistema linfático passa a trabalhar em maior velocidade, desintoxicando o organismo e diminuindo a retenção de líquidos”, explica a dermatologista Paola Pomerantzeff.

Ação anti-idade

Um processo que ocorre naturalmente com a pele é a flacidez. Todavia, também é possível retardar esses efeitos com a atividade física. Como os exercícios estimulam a produção de colágeno, é possível conferir sustentação e elasticidade por mais tempo. 

Redução do estresse e melhora da acne

Que o estresse prejudica nossa saúde, a gente já sabe. Mas você sabia que ele também contribui para diversos problemas relacionados à pele? Pois é. Tudo isso acontece por conta do cortisol, que é um hormônio que influencia na acne e no envelhecimento.

Nesse sentido, a atividade física atua no corpo com a missão de diminuir o nível desse hormônio ao longo do dia, melhorando também a qualidade do sono. “O cortisol potencializa o estado inflamatório persistente do tecido cutâneo, diminuindo a longevidade e a atividadedas células que compõem a pele, o que a torna mais propensa a ter rugas”, explica Dra. Paola.

Por fim, até o suor contribui para uma melhora significativa da pele, viu? “O suor auxilia na eliminação de sujidades acumuladas no interior dos poros, desobstruindo-os e, consequentemente, prevenindo a formação de cravos e espinhas”, conclui a  dermatologista. 

Então, nada de enrolar nos próximos treinos, tudo bem? A prática regular de atividade física possui tantos benefícios que é até difícil listar a todos. Mas, lembre-se, sua pele vai agradecer em algum momento por você ter se exercitado!

Fontes: Beatriz Lassance, cirurgiã plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica; Paola Pomerantzeff, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência