Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A candidíase é um problema que causa coceira e desconforto nas mulheres
A candidíase é um problema que causa coceira e desconforto nas mulheres - Foto: Shutterstock

Saúde

Candidíase de repetição: ginecologista esclarece causa e tratamento

A candidíase de repetição é caracterizada pela ocorrência de quatro ou mais episódios de infecção no período de um ano; entenda a doença

Toda mulher já ouviu falar de candidíase, não é mesmo? Causada pelo fungo Candida albicans, ela é uma infecção recorrente que afeta 75% da população feminina e que pode ocorrer mais de uma vez, episódio conhecido como candidíase de repetição

Segundo a médica ginecologista Bruna Merlo, essa condição — também chamada de candidíase recorrente — atinge 5% das mulheres e é diagnosticada quando a paciente apresenta quatro ou mais episódios da infecção no período de um ano

Esse problema pode estar relacionado ao uso excessivo de antibióticos e anticoncepcionais. Contudo, estresse, diabetes, sedentarismo, sono ruim, sistema imunológico deficitário, higiene incorreta e umidade na região genital também podem provocar a doença.

O tratamento da candidíase de repetição inclui medicamento e cremes vaginais
O tratamento da candidíase de repetição inclui medicamento e cremes vaginais – Foto: Shutterstock

Já sobre os sintomas, a médica explica que são os mesmos da candidíase que surge eventualmente. Assim, os principais sinais são: corrimento, coceira, vermelhidão ou inchaço na vulva e vagina, além de dor no ato sexual.

“Há também casos em que a infecção causa manifestações clínicas mais severas, geralmente, nessas situações, a doença está associada com quadros de imunodeficiência”, diz Merlo.

Tratamento da candidíase de repetição

O tratamento da candidíase de repetição inicia-se com uma avaliação clínica no ginecologista. Esse profissional saberá identificar as possíveis causas e, após exames laboratoriais, identificar a espécie do fungo para recomendar o melhor procedimento. Normalmente, o tratamento inclui medicamentos e cremes vaginais.

Além disso, hábitos de vida saudáveis, como controle do estresse, atividade física regular, alimentação balanceada e noites bem dormidas também são poderosas ferramentas no combate à doença.

“A paciente, ao perceber os sintomas descritos da candidíase de repetição, deve levar em consideração que é extremamente importante a consulta com o ginecologista para o correto diagnóstico e, principalmente, a identificação do fungo causador. Só assim o posterior tratamento trará os resultados almejados”, finaliza a ginecologista. 

Fonte: Dra. Bruna Merlo, médica ginecologista da HAS Clínica, centro de especialidades médicas do Hospital Albert Sabin.

Mais notícias como essa

Pets

Seu cão nem sempre parece gostar do seu carinho? Saiba como fazer esse momento ficar mais agradável para ele

Pets

Mudanças comportamentais podem indicar que o pet está vivenciando um quadro de estresse; saiba como lidar

Receitas

Você não precisa temperar a salada apenas com azeite e vinagre como sempre; descubra temperos bem mais saborosos

Comportamento

Demissão após o fim da licença-maternidade está entre os obstáculos enfrentados pelas mulheres no ambiente corporativo