Saiba como aparecem as crises de ansiedade e previna-se!

Em alguns casos, é possível que distúrbios que afetam a mente causem cansaço e desgaste. Saiba como driblá-los e tenha mais qualidade de vida.

- Foto: iStock.com/Getty Images

Quando você tem um dia estressante e chega em casa no começo da noite, é comum que tenha vontade de ficar deitado, relaxando, não é mesmo? Isso acontece porque tanto a mente quanto o corpo chegam bem perto do limite, ou seja, o desgaste é enorme. Imagine que você sofra com crises de ansiedade e tente se concentrar para que episódios assim não ocorram. Depois de um tempo, é comum que o cansaço mental se manifeste, comprometendo o ânimo para realizar as atividades. A seguir, conheça mais sobre esse distúrbio emocional que é capaz de causar falta de disposição e outros desconfortos.

ansiedade-habitos-desencadeiam

Foto: iStock.com/Getty Images

Ansiedade

Medo, nervosismo, apreensão, expectativa… Esses podem ser alguns dos sintomas da ansiedade, distúrbio que pode se manifestar em diversas fases da vida. No entanto, é preciso saber identificar a partir de que ponto a sensação deixa de ser um sentimento normal e passa a afetar diretamente a rotina, fator que prejudica muito a qualidade de vida das pessoas. Isso porque, a sensação de frio na barriga que antecede o primeiro dia de aula das crianças, por exemplo, pode até ser identificado como ansiedade, mas em um grau normal e comum.

Agora, quando uma fase difícil na vida é enfrentada e, como consequência, a sensação se instala de forma fixa e contínua, o distúrbio precisa ser investigado e tratado. Os quadros ansiosos são reações naturais do organismo, que podem se manifestar diante das mais diversas situações. “A ansiedade passa a ser considerada uma doença psiquiátrica quando os episódios ansiosos ocorrem muitas vezes sem uma motivação aparente, com maior intensidade e dura- ção e passa a interferir no dia a dia do paciente, sendo um dos principais problemas de saúde mental dos brasileiros”, esclarece o psiquiatra Leonard Verea.

Não entre em desespero

Para aliviar-se das crises ansiosas, existe atualmente uma série de alternativas. “Uma boa notícia para quem sofre desses ‘males da vida moderna’ é que já existe um grande leque de tratamentos. Os remédios – antidepressivos e ansiolíticos – são uma opção. Entretanto, para quem não quer se submeter às dosagens medicamentosas, uma boa sugestão é a medicina psicossomática e hipnose dinâmica”, sugere Leonard.

 

Texto: Larissa Tomazini

Consultoria: Leonard Verea, psiquiatra

 

LEIA TAMBÉM:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência