Connect with us

O que você está procurando?

Manter o cérebro saudável e em ordem é um baita desafio – e alguns hábitos e atitudes são os verdadeiros inimigos nessa hora. Conheça-os e afaste-se deles!
- FOTO: iStock.com/Getty Images

Conheça os 7 principais inimigos do cérebro saudável

Manter o cérebro saudável e em ordem é um baita desafio – e alguns hábitos e atitudes são os verdadeiros inimigos nessa hora. Conheça-os e afaste-se deles!

A preocupação com a saúde mental se torna maior a cada dia entre a população: as pessoas estão percebendo que um cérebro saudável é tão importante quanto um corpo em forma. O neurologista Carlos Bosco nos ajudou a listar quais são os principais vilões da sua relação de carinho e cuidado com o seu cérebro. Prepare-se, pois se você estiver dando espaço para um ou mais deles, vai precisar mudar.

7 principais inimigos do cérebro saudável que você precisa conhecer

FOTO: iStock.com/Getty Images

Principais inimigos do cérebro saudável

– Falta de sono
Má qualidade do sono afeta a memória e comportamento. Sua privação acarreta em declínio da concentração e alterações intensas de humor.

– Sedentarismo
As atividades físicas regulares agem no sistema nervoso central reduzindo a ansiedade, com queda dos níveis de cortisol e adrenalina, além de estimularem a formação de redes neurais dentro do hipocampo – região responsável pela memória e melhora do sono.

– Rotina
Ela automatiza os processos mentais e não cria novas conexões. Trabalhos repetitivos, relações interpessoais entediantes e falta de projetos levam a uma redução cognitiva. O cérebro precisa de novos estímulos e desafios constantemente.

– Sobrecarga mental
Evite fazer várias coisas ao mesmo tempo, nada de ambientes desorganizados e bombardeio exagerado de estímulos.

– Ansiedade
As pessoas com transtorno de humor ansioso são frequentemente desatentas.

– Desorganização
Facilite o trabalho cognitivo com a organização das suas atividades diárias. Gerenciar o tempo de maneira eficaz fará com que seu cérebro tenha tempo para processos cognitivos superiores, como os que envolvem a criatividade.

– Vícios e alimentos
Reduza o consumo de álcool, nicotina e estimulantes como cafeína. Cuidado também com o uso de medicamentos para tontura, relaxantes musculares e remédios para dormir sem orientação médica. Eles podem resolver o problema do sono, mas afetam a memória e causam transtorno de humor.

 

Leia também:

A importância de uma boa noite de sono para o cérebro

Pensamentos positivos fazem bem para o cérebro
Texto: Carolina Firmino – Edição: Victor Santos
Consultorias: Antônio Carlos Guarini, engenheiro e idealizador do método SUPERA; Carlos Bosco, neurologista do Hospital Sepaco, em São Paulo (SP); Dalva Poyares, neurocientista especialista em distúrbios do sono pela Sociedade Americana de Medicina do Sono.

Advertisement

Estilo de vida

O estresse provocado pela miséria e pela dificuldade em questões de dinheiro e finanças pode complicar o intelecto de uma pessoa. Entenda como isso se dá

Estilo de vida

Está precisando de apoio? A zooterapia pode ser a solução para seus problemas!

Estilo de vida

Nem sempre é possível cumprir com todas as exigências necessárias ao corpo na hora da dieta, porém, algumas mudanças de hábito podem tornar isso possível!

Mundo místico

Se você está sendo vítima de inveja ou sente que seu emprego está sendo prejudicadp por algo, recorra a esses objetos sagrados para afastar todos os males

Relacionamento

Muitos famosos transgêneros curtem falar sobre isso, para quebrar tabus e driblar o preconceito. Confira quem são eles e entenda mais sobre o assunto!

Relacionamento

Animada, conselheira, líder da turma... que tipo de amiga você é? A Numerologia revela isso e ainda da dicas sobre como elevar seu carisma e popularidade

Relacionamento

A batata-doca vai potencializar os benefícios de um exercício físico. Por isso, ela faz parte da dieta dos praticantes de atividades físicas. Confira!

Relacionamento

Confira as orientações do seu arcanjo para 2017 e tenha sucesso no trabalho