Connect with us

O que você está procurando?

Os desconfortos da TPM podem ser minimizados com simples dicas. Confira 10 soluções práticas para reduzir os sintomas da TPM.
- Foto Shutterstock Images

10 soluções práticas para reduzir os sintomas da TPM

Os desconfortos da TPM podem ser minimizados com simples dicas. Confira 10 soluções práticas para reduzir os sintomas da TPM.

Irritabilidade, dor de cabeça, retenção hídrica associada ao aumento de peso, dor nas mamas, inchaço abdominal, compulsão alimentar e ansiedade. Todos esses sintomas, juntos ou não, seguidos do início da menstruação, podem ser identificados como Tensão Pré-Menstrual, a famosa TPM. “Trata-se de um conjunto de sintomas físicos e psíquicos que ocorrem antes da menstruação e que cessam com o início do sangramento menstrual”, destaca a ginecologista e obstetra Juliana Lelis Spirandeli Amato.

sintomas tpm soluções

Foto Shutterstock Images

 

E, dependendo da intensidade com que os sintomas aparecem, eles podem afetar a vida das mulheres, comprometendo inclusive os relacionamentos interpessoais, em caso de atitudes depressivas ou irritadiças. Além disso, podem ocorrer distúrbios da autoimagem, levando a transtornos alimentares, como obesidade ou anorexia; e até problemas no trabalho, devido às alterações de humor ou até a incapacidade de realizar as atividades diárias em decorrência de insônia e dores de cabeça. “O ginecologista possui papel fundamental no diagnóstico da TPM, que é feito através de uma boa entrevista com o paciente, que avaliará os sintomas, hábitos, doenças pré-existentes e exame físico detalhado para descartar outras patologias”, completa Juliana.

 

SAIBA MAIS:

Chocolate melhora sintomas da TPM

Tire suas dúvidas sobre menopausa, TPM e secura vaginal

Mulheres no poder! 7 bandas em que ELAS são destaque

 

Aliviando os sintomas

solucoes tpm miley cirus

Imagem giphy.com

  1. De acordo com a ginecologista, algumas medidas são capazes de amenizar o mal-estar da Tensão Pré-Menstrual. “Elas podem ser orientadas a todas as mulheres e ajudam a reduzir os incômodos e a tensão dessa fase”, completa.
  2. Pratique atividades físicas. Elas aliviam a ansiedade e liberam endorfina, que proporcionam uma sensação agradável.
  3. Capriche na alimentação. “Ela deve ser saudável e balanceada. Por isso, inclua peixes e vegetais, que são ricos em ômegas”, destaca Juliana.
  4. Cuidado com o sal. Elimine ou diminua o consumo significativamente para evitar a retenção hídrica.
  5. Sem cafeína. Assim, é mais fácil evitar a insônia e ter disposição para as atividades diárias do dia seguinte.
  6. Diga não ao fumo. “O cigarro aumenta a ansiedade e pode causar insônia. Isso sem contar os inúmeros malefícios para a saúde”, alerta.
  7. No stress! Evite situações desgastantes nesse período, ou tente respirar fundo e levá-las da forma mais leve possível.
  8. Conheça-se. A ginecologista recomenda fazer uma lista com os sintomas que ficam mais evidentes no período. O autoconhecimento é importante e, assim, quando um deles se manifestar, você terá em mente que a fase de estresse ou mal-estar vai passar em breve.
  9. Autocontrole. Com a prática de exercícios de autoconhecimento, como meditação ou yoga, é possível controlar alguns impulsos.
  10. Evite álcool em excesso. “Dessa forma, é possível controlar os sintomas referentes a distúrbios de comportamento”, afirma a profissional.
  11. Cuide da alimentação. Comidas gordurosas podem desencadear dores de cabeça.

Texto Ana Beatriz Casali/Colaboradora  Edição de texto Bárbara Gatti/Colaboradora   Consultoria: Juliana Lelis Spirandeli Amato, ginecologista e obstetra do Amato Instituto de Medicina Avançada

Advertisement

Estilo de vida

Ajuda a emagrecer, protege o coração e ainda controla o diabetes: a chia é uma poderosa aliada da saúde. Saiba todos seus benefícios e inclua já na dieta!

Estilo de vida

Não se sabe muito sobre o efeito do consumo de maconha por parte dos jovens, mas uma coisa é certa: ela exerce influência no desenvolvimento do cérebro

Estilo de vida

O infarto é uma das principais causas de morte entre as mulheres no Brasil; aprenda a ficar atenta aos sintomas e previna este mal

Estilo de vida

A atividade dos neurônios está ligada ao desenvolvimento da depressão. Entenda por que essas células influenciam no distúrbio

Mundo místico

Inspire-se nas mensagens do médium Chico Xavier sobre caridade e humildade, faça a vida de alguém mais feliz e alimente sua alma com prosperidade!

Estilo de vida

Saiba como e porque uma dieta balanceada - e com o consumo de arroz integral - é capaz de previnir e controlar o diabetes

Estilo de vida

O inverno já chegou, mas a frente fria só está começando - e o drama de quem odeia essa estação também! Confira 11 motivos do porquê inverno é um pesadelo!

Mundo místico

Saiba mais sobre a tese de que Maria e José tiveram outros filhos além de Cristo