15 remédios caseiros infalíveis para afastar doenças de forma natural

Fortaleça seu organismo com opções simples, baratas e fáceis

remédios caseiros
Foto: Shutterstock

A exposição a patógenos e a mudança repentina do tempo são dois fatores intrínsecos para que sintomas desagradáveis e a sensação de mal-estar tome conta do nosso organismo. Tosse seca, coriza, resfriado e dor de garganta são apenas alguns dos sinais que o corpo pode manifestar, ao indicar que algo não está funcionando da forma correta. Entretanto, é possível ter saúde de uma maneira mais natural, sem ter que se automedicar com opções manipuladas, que, geralmente, saem bem caro. Preparar remédios caseiros podem te ajudar a melhorar a imunidade e proporcionar muito mais qualidade de vida.

Com ingredientes específicos, ricos em nutrientes, é possível criar receitas incríveis, sem sair de casa. Folhas, frutas e sementes são apenas alguns dos elementos que podem entrar no preparo. “E, combinado a eles, não podemos nos esquecer da água. Além de controlar a temperatura do corpo, ela ajuda a diluir o muco presente nas crises de gripes e resfriados”, revela a nutricionista Gabriela Maia.

Veja como afastar várias doenças com remédios caseiros

1. Contra bronquite

Coloque 1 xícara (chá) de mel em uma vasilha e sobre ela uma peneira. Disponha 1 abacaxi cortado em rodelas, 3 beterrabas descascadas e picadas, 1 coração de bananeira em camadas sobre a peneira e despeje 4 colheres (sopa) de açúcar mascavo por cima. Deixe escorrer durante 12 horas. Junte o melado que se formou e leve para ferver em fogo médio por 20 minutos. Tome 1 colher (sopa) a cada 8 horas. Para crianças, a medida é 1 colher (café) a cada 8 horas. Conserve na geladeira.

2. Glicemia Regulada

Ferva 2 colheres (sopa) de folhas secas de carqueja em 1 litro de água por 5 minutos. Desligue, deixe amornar, coe e tome 1 xícara (200ml) 3 vezes ao dia.

3. Contra coriza

Em um recipiente, macere 1 colher (sopa) de folhas frescas de manjerona. Acrescente o suco puro de 1 laranja, 10 gotas de própolis e 1 colher (sopa) de mel. Misture bem, coe e tome 2 colheres (sopa) 3 vezes ao dia.

4. Boa articulação

No liquidificador, bata 1/2 xícara (chá) de manga picada, 1/2 xícara (chá) de mamão picado, 1 colher (sopa) de linhaça e 1 copo (250ml) de água. Beba 1 vez ao dia sem coar.

5. Acabar com a dor de garganta

Coloque 3 colheres (sopa) de flores de laranjeira, 3 dentes de alho e 1 limão com casca cortado em quatro partes e macere. Em seguida, despeje 1 xícara (chá) de mel de eucalipto, tampe e deixe descansar por 12 horas. Passado o tempo recomendado, esprema bem e coe. Tome 3 colheres (sopa) por dia.

6. Afastar ansiedade

Em uma panela, coloque 1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado, 2 canelas em pau, 5 cravos-da-índia e 1 litro de água. Espere levantar fervura e desligue. Deixe descansar até amornar, coe e adoce com mel. Beba 1 copo até 3 vezes ao dia.

remédios caseiros mel

Ilustração: Shutterstock

7. Tirar febre

Misture o suco puro de 1 limão, 1 colher (chá) de gengibre ralado e 1 xícara (200ml) de água em uma panela. Leve ao fogo baixo e deixe ferver por 10 minutos. Espere amornar, coe e misture 1/2 xícara (chá) de mel. Tome 1 colher (sopa) a cada 8 horas.

8. Colesterol em dia

Bata no liquidificador 1 xícara (200ml) de água, 3 ramos de salsinha fresca, 1 colher (chá) de gengibre fresco picado, 1 maçã sem sementes picada e 1 cenoura ralada. Beba em seguida e, e necessário, adoce com mel.

9. Sair do resfriado

No liquidificador, coloque 4 dentes de alho, 2 cebolas pequenas picadas e o suco de 4 limões e bata até obter uma mistura homogênea. Tome 3 colheres (sopa) a cada hora. Para cada colher, adicione 5 gotas de própolis e misture bem.

10. Sono regulado

Ferva 200ml de leite com 1 colher (sopa) de capim-limão. Abafe e reserve. Faça uma calda com 1 colher (chá) de açúcar mascavo e 50ml de água. Coe o leite e misture a calda. Beba 30 minutos antes de se deitar.

11. Contra sinusite

Ferva 2 folhas de agrião e 1 xícara (200ml) de água por 10 minutos. Espere amornar, coe e acrescente 1/2 xícara (chá) de mel. Aqueça em banho-maria por mais 5 minutos e tome de 2 a 3 colheres antes de dormir.

12. Antigripal

Em uma panela, ferva 250ml de água, 1 limão em rodelas e 2 dentes de alho. Coe, adoce com mel e tome 125ml morno 2 vezes ao dia. Um dos mais simples e recomendados remédios caseiros.

Limão

Ilustração: Shutterstock

13. Livrar-se da tosse

Em uma panela, ferva 15 folhas frescas de guaco, 1 colher (chá) de folhas secas de poejo, 1 colher (chá) de gengibre fresco ralado e 1 xícara (200ml) de água. Abaixe o fogo e acrescente 1 xícara (chá) de mel, mexendo bem. Desligue, espere amornar, coe e tome 4 colheres (sopa) por dia. Guarde em um pote com tampa e consuma sempre que necessário.

14. Blindar o estômago

Ferva 1 colher (sopa) de folhas frescas de eucalipto em 1 xícara (200ml) de água. Espere esfriar, coe, acrescente 1/3 xícara (70ml) de mel e mexa bem. Tome de 2 a 3 colheres (sopa) por dia.

15. Proteger o coração

Bata 5 cebolas roxas, 3 cabeças de alho e 1 e 1/2 xícara (300ml) de mel no liquidificador. Depois, transfira para um recipiente com tampa. Consuma 3 vezes ao dia, antes ou depois das refeições.

Dica: apesar de os remédios caseiros trazerem benefícios para o organismo, lembre-se sempre de consultar um especialista na área de saúde para fazer uma avaliação e saber qual a melhor opção de tratamento para você. Em nenhuma hipótese substitua o tratamento receitado por esse profissional pelas receitas.

Leia também: