Para ficar por dentro: 10 perguntas e respostas sobre gravidez

Durante a gravidez, podem surgir muitas perguntas sobre a nova condição da mulher e as atividades sexuais do período. Veja aqui as principais respostas!

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/11/2016 às 14:36
Atualizado às 16:39

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

1. Quais são os primeiros sintomas de gravidez?

Em geral, após três semanas de gestação, já é possível perceber alguns sintomas, como vômitos, náuseas, tonturas, enjoos e alteração na região abdominal. Mas os indícios podem ser bem diferentes de uma mulher para outra, como o tipo, a intensidade e o tempo de manifestação. Na maioria dos casos, um sinal evidente é o atraso da menstruação.

2. Transar durante a gravidez prejudica o bebê?

Não se a relação acontecer com cuidado e respeito. Se a gestação não for de risco, a mulher pode transar até o oitavo mês, sem problemas. Mas, é claro, o carinho e a atenção do casal devem ser redobrados. E é sempre bom consultar um ginecologista regularmente para acompanhar o caso.

3. Durante a gravidez, a mulher consegue chegar ao orgasmo?

Existem mulheres que chegam ao orgasmo pela primeira vez durante a gestação, por causa da irrigação maior de sangue na vagina. Quando a mulher tem uma gravidez sem risco, pode ter relação sexual até o oitavo mês.

4. Enquanto está amamentando, a mulher pode engravidar?

Sim, há uma chance. Por volta do segundo mês após o parto, a mulher pode voltar a ovular. Por isso, é importante perguntar ao ginecologista qual é o melhor método anticoncepcional para esse período, pois a opção escolhida não deve ter nenhuma influência negativa na saúde do bebê.

5. Depois de tomar pílula por muitos anos, a mulher consegue engravidar logo?

Se quiser engravidar, deve-se procurar um médico e fazer exames para observar se está tudo certo com os hormônios. Cada organismo é diferente e reage de uma forma à medicação que, por muito tempo, foi tomada. Existem casos em que se engravida rapidamente.

Perguntas e respostas sobre gravidez

Foto: Shutterstock

6. É preciso usar camisinha na relação com uma grávida?

O uso da camisinha é sempre fundamental para não prejudicar a saúde da mãe nem do bebê.

7. Após o parto, é normal diminuir a vontade de transar?

Se a mulher estiver amamentando, é normal ocorrer uma redução temporária da libido, provocada por alterações hormonais. Além disso, a maternidade tende a mexer com o lado emocional, ainda mais se for o primeiro filho. Ela precisa de um tempo para se adaptar a essa nova situação e voltar à vida sexual.

8. Mulher grávida pode praticar sexo anal?

Sim, porém a camisinha é sempre fundamental, e deve-se evitar ao máximo que o pênis entre em contato com a vagina, para que não haja perigo de contaminação.

9. Quanto tempo depois do parto é possível voltar a ter relações sexuais?

Recomenda-se que as relações sexuais sejam retomadas cerca de quatro a seis semanas depois do nascimento do bebê, conforme a recuperação da mulher e o tipo de parto realizado. Algumas mulheres, no entanto, apresentam uma queda no desejo (libido), devido a fatores como alterações hormonais, por exemplo.

10. O que pode acontecer se uma grávida tomar pílula?

Se estiver no início da gravidez e a mulher tomar alguns comprimidos por engano, geralmente, não há problemas. Mas procurar um ginecologista é a primeira atitude que deve ser tomada nesse momento.

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.