Connect with us

O que você está procurando?

Está na dúvida se o melhor procedimento para você é parto normal ou cesárea? Confira a opinião de uma especialista no assunto
- Foto: Shutterstock.com

Parto normal ou cesárea? Conheça os prós e os contras dos procedimentos disponíveis!

Está na dúvida se o melhor procedimento para você é parto normal ou cesárea? Confira a opinião de uma especialista no assunto

Parto normal ou cesárea? A pergunta aflige a maioria dos casais durante boa parte da gravidez e é motivo de polêmica na comunidade médica. Para ajudá-la a fazer a melhor escolha, procuramos especialistas no assunto, que trazem informações precisas sobre cada tipo de parto.

Parto normal

Prós: é o meio que a natureza determinou para o nascimento dos bebês e, por isso, muitas campanhas o incentivam. Entre as maiores vantagens, segundo a ginecologista Denise Coimbra, de São Paulo, está a recuperação mais rápida da mãe, o que facilita os cuidados com o bebê e a amamentação. “Se o parto ocorre naturalmente, sem imprevistos, o bebê nasce muito bem, já que há uma contribuição importante da própria fisiologia humana”, afirma a médica.

Contras: a principal desvantagem é a imprevisibilidade de complicações: tudo pode acontecer durante um parto normal.

Cesárea

Prós: pode ser marcada com antecedência, o que representa comodidade para o médico e para a mãe no dia do parto. Além disso, não há dor (a mulher é anestesiada) e se tem maior controle dos riscos. “Muitas pacientes acham esse tipo de parto mais confortável”, resume Denise.

Contras: os riscos de infecções e complicações são maiores, por conta da anestesia e da necessidade de corte e pontos. No pós-operatório, muitas mulheres relatam dor e dificuldades para caminhar nas primeiras semanas após o parto. Segundo a ONG Amigas do Parto, o bebê pode ter problemas relativos à maturidade pulmonar, por não ter chegado sua hora exata de nascer. O risco de bronco-aspiração de secreções, no momento da retirada do útero, também é maior.

Estágios do parto normal

 1 – As contrações são regulares e terminam com a dilatação completa do colo uterino. Dura de 4 a 12 horas, dependendo da gestante. Nessa fase, a cabeça do bebê começa a descer. As fortes contrações do útero dilatam o colo gradualmente.

2 – Nessa altura, a mulher sente uma sensação de pressão sobre a região perineal. As contrações uterinas, junto com o esforço da mãe, empurram o bebê para a vagina. A cabeça dele será espremida e moldada sem perigo. Isso só acontece porque, na hora do nascimento, os ossos do crânio do bebê ainda não se soldaram uns aos outros.

3 – Começa logo após o nascimento da criança e termina com o desprendimento da placenta da parte uterina, que é expelida pela vagina. Isso ocorre de 3 a 5 minutos após o parto.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Denise Coimbra, médica ginecologista e obstetra e membro do grupo de estudos em Reprodução Humana da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Relacionamento

O equipamento que previne o corte no períneo ainda não está disponível para comercialização, mas um protótipo testado mostrou-se eficaz

Relacionamento

Usar absorventes parece tão comum que não reparamos que alguns hábitos são prejudiciais à saúde. Descubra de você acaba deslizando e cometendo esses erros!

Estilo de vida

Alguns ingredientes vêm com data de validade, mas isso não significa que após isso eles estragarão. Alguns duram para sempre

Mundo místico

Saiba que estreou na TV Gazeta o novo programa do padre Alessandro Campos? Veja tudo o que rolou e ainda confira orações para a melhoria da sua saúde

Mundo místico

Se você enfrenta algum problema de saúde ou conhece algum familiar que passa por isso, confira esses salmos maravilhosos que vão afastar qualquer doença

Mundo místico

Virgem Maria trouxe alegria em seu ventre: essa é a mensagem do Angelus do Papa Francisco que lembra da visita de Maria à Isabel

Moda & Beleza

A franja ficou muito curta? A coloração deu errado? Não se preocupe: para os principais problemas com seu cabelo tem um jeitinho infalível!

Casa & Decor

A construção em container traz mais personalidade, estilo e modernidade aos projetos. Confira 5 inspirações e aposte na tendência!