Ginecologista responde às dúvidas das leitoras

TPM, menopausa, disfunções sexuais, falta de libido... Essas foram algumas das dúvidas das leitoras respondidas pelo médico Gustavo Maximiliano. Confira!

- FOTO: iStock.com/Getty Images

Quando é hora de procurar um terapeuta sexual? Por que na TPM dá vontade de comer chocolate? Para tirar as dúvidas das leitoras sobre tensão pré-menstrual, menopausa, secura vaginal e disfunções sexuais, o ginecologista Gustavo Maximiliano respondeu às questões mais recorrentes.

Confira as dúvidas das leitoras abaixo:

mulher sentido dor de cólica durante a TPM, com as mãos na barriga

FOTO: Shutterstock.com

“A TPM pode dar vontade de comer doces, perder o desejo sexual e aumentar a acne?”

A TPM (tensão pré-menstrual) engloba um conjunto de sinais e sintomas como, por exemplo, o mau humor, a labilidade emocional (choro e riso fácil), cólicas menstruais, aumento ou diminuição da libido e a presença de acne no corpo. Esses sintomas estão relacionados a uma queda hormonal brusca típica deste período, o que acontece ciclicamente nas mulheres. Não é incomum escutarmos no consultório vontades estranhas nessa fase, como vontade de comer chocolate. Se esse sintomas estiverem prejudicando sua vida, o mais adequado é procurar seu ginecologista, pois a TPM tem tratamento e ninguém merece ficar sentindo isso todo mês, né?

 

Veja também:

Sexólogas respondem às perguntas de leitores

Vilões do sexo: espante os problemas da hora H

10 soluções práticas para reduzir os sintomas da TPM

 

“A mulher tem menopausa. E o homem?”

O homem tem a andropausa ou climatério masculino, um período que ocorre em torno dos 50 anos e é caracterizado por sintomas como irritabilidade, insônia, apatia, depressão, diminuição da massa muscular, perda do interesse sexual, dentre outros, relacionados a uma queda natural do hormônio testosterona. Diferentemente das mulheres, essa queda não é brusca, mas gradual, fazendo com que esse período seja menos marcante do que na mulher. Assim como a menopausa, existe tratamento e com bons resultados.

mulher com dúvidas e ginecologista respondendo dúvidas das leitoras

FOTO: iStock.com/Getty Images

“O que acarreta a secura vaginal e como tratar?”

A secura vaginal é uma queixa comum nas mulheres a partir dos 50 anos devido à queda natural de um hormônio, o estrogênio. A esse período damos o nome de climatério ou menopausa, como é mais conhecido. A menopausa é marcada pela parada da menstruação e transição do período reprodutivo para o não-reprodutivo e outros sintomas se associam a ele, como insônia, irritabilidade e calores noturnos. Na mulher mais jovem esse sintoma é menos comum, mas pode acontecer também devido a corrimentos, doenças sexualmente transmissíveis, falta de excitação, etc. Em ambos os casos, é aconselhável ir até o ginecologista para iniciar um tratamento.

“Quando é hora de procurar um terapeuta sexual?”

Você deve procurar um terapeuta sexual quando não estiver satisfeita com sua vida sexual ou com seu parceiro. A área da sexualidade cresceu muito no Brasil nas últimas décadas e já existem especialidades dentro da sexologia humana, como terapeutas de casais, fisioterapeutas, psicólogos, ginecologistas, urologistas, etc. Por isso, recomendamos muitas vezes serviços multidisciplinares, onde vários profissionais avaliam conjuntamente o paciente e, assim, tendo melhores resultados terapêuticos. O importante é não ter vergonha de procurar ajuda, todos temos o direito de uma vida sexual prazerosa e saudável.

 

Consultoria: Gustavo Maximiliano, ginecologista, obstetra e sexólogo.

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência