Connect with us

O que você está procurando?

Você tem o desejo de ser mãe, mas ainda acredita que não é o momento certo? O congelamento de óvulos é a solução para sua futura gravidez!
- Antes da coleta, a mulher passa por um tratamento hormonal para produzir mais óvulos | FOTO: Shutterstock

Congelamento de óvulos: como funciona?

Você tem o desejo de ser mãe, mas ainda acredita que não é o momento certo? O congelamento de óvulos é a solução para sua futura gravidez!

É cada vez mais comum as mulheres adiarem a gravidez por causa dos estudos, do trabalho ou porque ainda não encontraram o parceiro certo. Uma das soluções para quem deseja realizar o sonho de ser mãe, mas sente que ainda não é a hora certa, é o congelamento de óvulos. Saiba como funciona!

Por que optar pelo congelamento de óvulos?

A mulher nasce com cerca de 400 mil óvulos. A cada mês, de 800 a 1 mil começam a crescer, mas não evoluem e são descartados. Depois dos 35 anos, o número de óvulos já está em apenas 25 mil. Além disso, com o passar dos anos, é natural que eles tenham menor capacidade de serem fecundados. O congelamento, então, permite uma gravidez, aos 40 anos, com óvulos de 25 anos. O procedimento também pode ser uma esperança para as mulheres que precisam se submeter a tratamentos que causam infertilidade, como a quimioterapia e a radioterapia.

Como funciona a coleta?

Antes da coleta, a mulher passa por um tratamento hormonal para produzir mais óvulos. Depois, é feita uma punção vaginal guiada por ultrassom. A paciente fica sedada durante o processo. Cada folículo (bolsa que contém o óvulo) é perfurado e seu conteúdo, aspirado. Tudo é levado para o laboratório, onde os óvulos são limpos, contados e classificados.

Congelamento na prática

É feito por uma técnica chamada de vitrificação, na qual os óvulos, embebidos em uma solução especial, são colocados no nitrogênio líquido a -196º C. Não existe um limite de tempo para o congelamento: os limites são estabelecidos depois de ocorrer um descongelamento: os óvulos são usados e verifica-se o resultado.

Fertilização

Pode ser in vitro, onde os espermatozoides são colocados em contato com os óvulos para que um deles o fecunde. Ou pela técnica chamada ICSI: um único espermatozoide é injetado diretamente dentro do óvulo, promovendo a fecundação. Já a transferência é feita em ambulatório e sem anestesia. Por um cateter (um tipo de tubo) guiado por ultrassom, os embriões são colocados no fundo do útero. Normalmente, as chances de gravidez são de 18% por ciclo.

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Moda & Beleza

Precisando de uma mãozinha para cuidar dos fios? Confira onze receitas de sucos que ajudam a deixar o cabelo hidratado, brilhante e ainda combatem a queda.

Moda & Beleza

Quer mudar o visual das madeixas mas não sabe como? Os cortes desfiados são ótimas opções, já que deixam os fios mais leves e com muito movimento

Moda & Beleza

À procura de um novo estilo que renove o seu visual? Confira os cortes práticos das famosas e escolha o que mais se adapta ao seu dia a dia!

Moda & Beleza

Tesoura ou navalha? Saiba qual dos dois instrumentos é mais adequado para o tipo de corte que você procura com as dicas da visagista Claudia Santana

Moda & Beleza

Pensando em mudar a cor das madeixas? Confira os cuidados que os cabelos coloridos precisam antes, durante e depois da coloração!

Moda & Beleza

Coque, semi-preso, topete... Inspire-se nos penteados das famosas e copie o visual que mais gostar para arrasar em qualquer ocasião

Moda & Beleza

As franjas estão super em alta e são muito democráticas. Elas combinam com todos os tipos de rostos e fios. Saiba como adotá-las em seu visual

Mundo místico

Papa Francisco manda uma mensagem de esperança em sua Assembléia Geral no Vaticano "Deus estará ao nosso lado todos os dias, até ao fim do mundo"