É possível aprender com a traição do parceiro?

Ser traída pode trazer muito sofrimento, mas é possível crescer e aprender com a traição. Saiba como tirar boas lições desse problema!

- O que fazer quando uma traição é descoberta? | Foto: Getty Images

Poucas coisas podem ser tão dolorosas em um relacionamento como a traição. Descoberta ou revelada, ela sempre traz pensamentos como: “ele não presta”, “ele não me ama mais”, “eu não sou boa o suficiente”, “onde foi que eu errei?”. Porém, apesar de fazer sofrer, a traição pode render muitos aprendizados sobre a vida – principalmente a dois. O psicólogo Alexandre Bez ensina a lidar com o problema e mostra como é possível aprender com a traição.

Por que traímos?

“Vários motivos podem levar à traição: problemas emocionais ou psicológicos, carência, sadismo, imaturidade ou até a falta de caráter. Porém, independente do motivo, há sempre o elemento da psicopatologia embutida. Ou seja, o traidor tem um comportamento anormal, que deve ser investigado”, explica Bez. Em resumo, não é natural trair: sempre há uma razão.

O que fazer quando a traição é descoberta?

O psicólogo orienta: “Já que a traição sempre acontece por algum motivo, é preciso investigar o porquê disso ter acontecido, pois só a partir daí é que você consegue tomar uma atitude e decidir se você deve ou não perdoar e seguir em frente”. O resultado pode ser uma relação mais madura ou o fim, em que cada um segue seu caminho com maior conhecimento do que esperar de uma relação.

Casal de costas um para o outro após uma briga

O casal precisa decidir se a traição colocará um fim no relacionamento | Foto: Shutterstock

Como superar?

De acordo com Bez, terapia e aprimoramento pessoal são boas alternativas. “Meditação e elevação da autoestima também podem ajudar bastante”, salienta. Isso pode ajudar você a se conhecer melhor e manter a tranquilidade, além de possibilitar que você consiga aprender com a traição.

Como aprender com a traição

A traição pode servir para mostrar que nada é definitivo e eterno. Pessoas mudam, ideias mudam. Além disso, “a dor ajuda a criar mais responsabilidade e saber como proceder numa relação, evitando desgastes, além de exercitar a capacidade de perdoar dos erros e corrigi-los”. Outro ponto é o fortalecimento do diálogo entre o casal.

 

LEIA TAMBÉM:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência