Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Descubra combinações com cerveja que vão te deixar com água na boca
Descubra combinações com cerveja que vão te deixar com água na boca - Shutterstock

Receitas

Dia da Cerveja: 10 harmonizações além das clássicas para curtir a data

Confira algumas combinações de comidas e tipos de cervejas diferentes das óbvias que vão te deixar com água na boca

Toda primeira sexta-feira de agosto é Dia Internacional da Cerveja! Por isso, nada melhor do que comemorar a data com uma boa harmonização da bebida e alguma comida bem gostosa. E dá pra fazer várias combinações diferentes, fugindo até dos clássicos aperitivos e petiscos que sempre são consumidos com a “gelada”.

Para te ajudar a fazer essas combinações com muito sucesso, convidamos o sommelier de cervejas Zé Márcio. Ele trouxe algumas opções de harmonizações diferentes para curtir o Dia da Cerveja em grande estilo!

Witbier + Comida Japonesa

Witbier é um estilo de cerveja belga leve que usa malte de cevada e de trigo em sua composição. Além disso, ela apresenta notas que remetem a raspas de casca de laranja e sementes de coentro.

A leveza e a citricidade da cerveja vão harmonizar bem com os pratos crus da comida japonesa, já que o condimento presente no sabor vai “temperar” esse casamento de cerveja e comida. Já para os pratos quentes e fritos, a acidez cítrica funcionará limpando o paladar para a próxima mordida.

Weissbier + Bolinho de bacalhau

Weissbier é a cerveja de trigo do sul da Alemanha, que apresenta aroma adocicado que lembra banana. No paladar, tem acidez e leveza.

O bolinho de bacalhau é frito, por isso pede que a cerveja possa limpar a untuosidade da fritura. Porém, o sabor do bacalhau pode mascarar alguma cerveja mais leve. Por isso, a Weiss tem a intensidade perfeita para essa harmonização

Catharina Sour + Ceviche

Catharina Sour é o primeiro estilo brasileiro reconhecido de cerveja. Consiste em uma cerveja com acidez intensa e geralmente com adição de frutas locais.

A leveza e o frescor do Ceviche vão casar perfeitamente com essa cerveja e trazer uma doçura azeda para a mistura que pode deixar a experiência ainda mais interessante.

Blond Ale + Damasco seco e queijo brie

Blond é um dos estilos mais populares na Bélgica e apresenta aromas frutados e florais intensos. Seu corpo é médio, trazendo o sabor de frutas maduras ou passas.

A intensidade e o dulçor do damasco seco vão harmonizar perfeitamente com ela por semelhança, enquanto a textura e o salgado do queijo brie vão contrabalancear e deixar essa mistura com gostinho de quero mais.

Schwarzbier + Grelhados (churrasco)

Schwarzbier é a cerveja escura e seca típica da Alemanha. Ela apresenta aroma de café e tostado e usa maltes torrados em sua produção. Tem corpo leve e é fácil de tomar.

Quando grelhamos carne, criamos uma crosta mais caramelizada (Reação de Maillard), que nos traz o característico “gostinho de churrasco”. Por semelhança, o tostado e caramelizado que estão na cerveja vão harmonizar perfeitamente com esse sabor vindo da grelha.

Rauchbier + Tábua de queijos

Rauchbier é um estilo de cerveja alemão feito a partir de maltes defumados, que proporcionam um sabor defumado para a cerveja. Ao harmonizar essa cerveja com diferentes queijos, obtêm-se diferentes propostas:

  • Com um queijo fresco e leve, o defumado da cerveja vai temperar o queijo, criando um terceiro sabor.
  • Se o queijo for um meia cura ou outros de massa mole e sem mofo, a brincadeira com essa harmonização vai criar no seu paladar o sabor do clássico misto quente.
  • Se o queijo escolhido for um duro e mais salgado, a harmonização será mais complexa e irá ficar interessante com as diferentes texturas e sabores.

Helles + Clássico amendoim

Helles é a cerveja clara de Munique, na Alemanha, feita para ser tomada em grandes canecas e em grandes goles. Aquela para matar a sede mesmo!

O clássico amendoim dos botecos é o aperitivo mais tradicional e que tem a função de salgar a boca, trazendo também um sabor picante que vai te deixar com muita sede. Assim, nada melhor que uma caneca de Helles para te refrescar nesse momento!

Scotch Ale + Chocolate

Scotch Ale é uma família de cervejas de origem escocesa que apresenta bastante aroma de nozes, de baunilha e amendoado. São cervejas mais alcoólicas e intensas.

“Minha sugestão aqui é comparar intensidades entre a cerveja e o chocolate. Quanto mais alcoólica for a cerveja, maior deve ser o teor de cacau do chocolate. Uma menos alcoólica, por exemplo, pode ficar interessante até mesmo com um chocolate ao leite”, indica o especialista.

Porter + Pudim de leite

Porter é um estilo inglês, mais robusto, com bastante malte tostado e um corpo elegante. No nariz, apresenta notas de café e tostado.

Junto com o pudim de leite, a proposta é trazer uma harmonização que remete à infância. A cerveja traz o torrado e o café e o pudim vêm com o doce e leitoso, formando assim o sabor de café com leite que tanto estamos acostumados.

Fruit Lambic + Bolo de chocolate

Fruit Lambic é um estilo de cerveja belga caracterizado pela acidez e pela adição de frutas, sendo as mais comuns a Kriek (cereja) e a Framboise (framboesa).

Ao unir os sabores ácido e frutados com o doce do chocolate, o objetivo é recriar no paladar a experiência do clássico sabor do bolo Floresta Negra, aquele tão adorado que leva cerejas e morangos no recheio. Por complemento, o frutado da cerveja e o chocolate do bolo vão criar esse sabor no paladar.

Ou seja, há realmente muitas harmonizações incríveis possíveis com a cerveja! Aliás, são tantas as combinações maravilhosas que fica até difícil decidir qual experimentar neste Dia da Cerveja, né?

Mais notícias como essa

Pets

Seu cão nem sempre parece gostar do seu carinho? Saiba como fazer esse momento ficar mais agradável para ele

Pets

Mudanças comportamentais podem indicar que o pet está vivenciando um quadro de estresse; saiba como lidar

Receitas

Você não precisa temperar a salada apenas com azeite e vinagre como sempre; descubra temperos bem mais saborosos

Comportamento

Demissão após o fim da licença-maternidade está entre os obstáculos enfrentados pelas mulheres no ambiente corporativo