Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Descubra os principais benefícios da tilápia
Descubra os principais benefícios da tilápia - Shutterstock

Receitas

Benefícios da tilápia: peixe é boa opção para a Páscoa

A tilápia é um peixe muito bom para a saúde e pode ser ideal para o almoço ou jantar de Páscoa de quem está cansado do bacalhau

Na Páscoa, é tradição comer bacalhau. Porém, sempre há quem não goste desse alimento ou queira variar um pouco de peixe. E, neste ano, uma das opções que vêm despontando como possível substituta do bacalhau para o almoço e jantar do feriado é a tilápia.

Ela é um peixe com um gosto bem suave, então pode agradar mais a todos os paladares, e tem uma textura macia, o que facilita a mastigação e a digestão. Também é de fácil preparo.

A tilápia pode ser feita de várias formas – grelhada ou assada, por exemplo —, todavia, segundo a nutricionista Rita Novais, a sua versão cozida é melhor para quem quiser da maneira mais saudável possível. Isso porque, dessa forma, ela preserva melhor suas questões nutricionais.

Benefícios da tilápia

A tilápia, assim como outros peixes, é cheia de benefícios para quem quer cuidar da saúde. “São inúmeras vantagens proporcionadas pelo consumo de peixes, que vão desde a prevenção de doenças cardiovasculares até o fortalecimento do cérebro e do sistema imunológico”, diz a nutricionista.

Ademais, a tilápia tem outros benefícios. Ela tem poucas calorias e gorduras e é uma fonte rica em nutrientes essenciais, vitaminas do complexo B, A e D e proteínas de alto valor biológico. Fora que pode até ajudar no emagrecimento, sabia?

“Devido à grande quantidade de proteínas de alto valor biológico, a tilápia é ótima para cuidar do peso, podendo ajudar no ganho de massa muscular”, explica Rita. Como já mencionado, o peixe também é de fácil digestão, então não causa desconforto abdominal.

Em comparação com o bacalhau, a tilápia costuma ser mais barata e pode ser uma melhor opção na Páscoa, já que tem um menor teor de sódio.

Há algum malefício?

Na maioria das dietas, a tilápia traz apenas benefícios quando comida sem exageros. Entretanto, Rita comenta que ela possui menor quantidade de ômega 3, se comparada a peixes de profundidade. Então, pode ser bom variar entre ela e alimentos como salmão, cavala, bacalhau, sardinha, entre outros.

Por fim, crianças só devem comer tilápia (e pescados, no geral) após liberação do nutricionista que esteja acompanhando sua evolução alimentar.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Pets

Um sistema imunológico equilibrado reduz riscos de contrair doenças e contribui para a saúde geral dos animais

Amor e Sexo

Segundo pesquisa, Geração Z é a mais propensa a buscar por relacionamentos abertos ou não monogâmicos no geral

Receitas

Algumas pessoas tendem a chorar sempre que estão cortando cebola, mas é possível usar alguns truques para diminuir o problema