Descubra como preparar legumes para preservar os nutrientes

Confira qual a melhor forma de preparo dos legumes a fim de garantir todas as vantagens desse tipo de alimento, favorecendo sua saúde.

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Por Larissa Mortari - 24/11/2016

Foto: Shutterstock

Os legumes são ricos em vitaminas e nutrientes e trazem inúmeros benefícios à saúde em geral, mas dependendo do modo de preparo, muitos desses nutrientes podem ser perdidos. Os cuidados devem ser tomados desde a higienização até o cozimento. Confira qual a melhor forma de preparo e garanta todas as vantagens dos legumes.

 

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Como preparar os legumes?

O modo de preparo mais indicado para a preservação de todos os ingredientes é o cozimento a vapor. “Além de preservar as vitaminas, as fibras se mantêm mais íntegras e o alimento, com uma textura mais crocante. A cor também fica mais viva quando comparada com aqueles que são cozidos sob imersão, tornando o prato mais atrativo”, explica a nutricionista Stefania Valente.

Ao cozer os legumes em água, grande parte dos nutrientes são perdidos: os carotenoides, em especial o betacaroteno, são os mais prejudicados. Além deles, a quantidade de vitamina B9, C e fibras é consideravelmente diminuída. Mas apesar dessa redução, outra parte das vitaminas permanecem no alimento. Se for cozinhar legumes em água ao invés do vapor, é possível aproveitá-la para a preparação de outros pratos, assim, os nutrientes serão transferidos para outra receita.

 

Texto Bárbara Gatti/Colaboradora

Consultoria Stefania Valente, nutricionista

 

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