Pets

Saiba quando e porque vermifugar o pet

Água, comida e até outros bichos podem oferecer riscos à saúde do seu pet, sabia? Por isso, é preciso vermifugar o animal para prevenir e tratar doenças

Administrar o vermífugo é essencial para a saúde do animal - Shutterstock

Assim como as vacinas para cães e gatos, a vermifugação é essencial para a saúde dos pets e deve ser administrada de tempos em tempos, tanto para a prevenção de vermes, quanto para tratar a doença em casos de infecção por parasitas. Mas para garantir o efeito desejado é preciso saber o momento certo para dar o vermífugo, viu?

Antes de tudo, vale entender para que serve a medicação. Seu intuito é proteger o animal contra as patologias causadas por vermes, capazes de prejudicar a absorção de nutrientes e trazer diversos prejuízos à saúde e ao bem-estar do bichinho. E não para por aí: dependendo do agente, os seres humanos também podem ser contaminados por essas doenças, conhecidas como zoonoses. 

Sintomas das verminoses em pets

Embora o vermífugo seja receitado, sobretudo, para proteger o animal, ele também é indicado como tratamento quando já houve o diagnóstico de verminose. Nesses casos, é comum que o pet apresente alguns sintomas e é essencial conhecê-las para saber quando buscar ajuda do veterinário. São eles:

  • Fezes pastosas com pontos brancos ou pedaços de vermes;
  • Cansaço e/ou indisposição;
  • Queda de pelos e falta de brilho;
  • Abdômen inchado;
  • Perda de peso;
  • Diarreia.

Portanto, se notar alguns desses sinais, principalmente ocorrendo ao mesmo tempo, leve seu amigo ao médico imediatamente! 

Quando vermifugar?

Em casos de prevenção, ou seja, em que o animal não está infectado nem apresenta sintomas, é comum que a administração seja dividida em algumas doses e ocorra mais de uma vez ao ano. Além disso, alguns fatores serão determinantes na decisão do medicamento e da frequência — que só pode ser definida pelo veterinário —, como: o local onde mora, a idade, o peso e a convivência com outros bichos.

Já para tratar os vermes, a administração vai depender do exame físico do animal, seus sintomas e dos resultados de alguns exames que serão solicitados pelo especialista, como a análise de fezes, por exemplo. Logo, a dose deverá ser ajustada conforme cada caso. Nada de automedicação, hein?! 

Fonte: Vetnil, responsável por pesquisas e desenvolvimentos de produtos para a saúde animal. 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência