Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Chocolate possui uma substância altamente tóxica para cães e gatos; conheça todos os riscos para a saúde dos pets
Chocolate traz prejuízos para a saúde dos pets - Foto: Shutterstock

Pets

Páscoa: entenda por que os pets não podem comer chocolate

O chocolate possui uma substância altamente tóxica para cães e gatos; conheça todos os riscos para a saúde dos pets

A chegada da Páscoa aumenta a procura e o consumo de chocolate, que embora possa oferecer alguns benefícios para a saúde dos seres humanos, é considerado um alimento altamente perigoso para os pets

De acordo com a médica-veterinária Dra. Tharcilla Pereira, isso ocorre porque os animais têm capacidade reduzida para processar uma substância contida no chocolate chamada teobromina. Assim, ela se torna tóxica no organismo dos pets.

“O fígado dos cães metaboliza parcialmente a teobromina e quanto maior a concentração de cacau no produto, maior seu percentual e, consequentemente, mais tóxico”, explica a profissional. 

Efeitos e riscos à saúde do animal

A profissional conta que após a ingestão do chocolate o animal pode apresentar aumento da frequência cardíaca, tremores musculares, convulsões, insuficiência cardíaca ou respiratória. 

Além disso, vômitos e diarréias também estão entre os sintomas. Além do risco de morte, o animal de estimação pode sofrer sintomas gastrointestinais leves e até problemas cardíacos graves. 

A gravidade do quadro clínico, no entanto, depende de alguns fatores, como idade e porte do animal, e a quantidade e tipo de chocolate ingerido. O produto também oferece riscos para a saúde dos felinos. 

“Embora os gatos sejam menos propensos a ingerir chocolate devido ao seu paladar menos receptivo, a teobromina também pode ser tóxica para eles. Portanto, é importante manter todos os produtos de chocolate fora do alcance dos gatos, assim como dos cachorros”, alerta Tharcilla.

O que devo fazer se meu pet comer chocolate?

Se o seu cachorro ou gato ingerir chocolate que possa ter sido deixado em local de fácil acesso, o caso deve ser tratado como emergência e um médico-veterinário deve ser procurado imediatamente.

“De água em abundância ao seu pet, deixe-o confortável e lembre-se que é importante saber qual tipo de chocolate ele ingeriu, pois quanto mais puro o chocolate, mais tóxico para o animal”, orienta a médica-veterinária. 

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Pets

Um sistema imunológico equilibrado reduz riscos de contrair doenças e contribui para a saúde geral dos animais

Amor e Sexo

Segundo pesquisa, Geração Z é a mais propensa a buscar por relacionamentos abertos ou não monogâmicos no geral

Receitas

Algumas pessoas tendem a chorar sempre que estão cortando cebola, mas é possível usar alguns truques para diminuir o problema