Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba como o chocolate amargo pode beneficiar a sua saúde
Saiba como o chocolate amargo pode beneficiar a sua saúde - Shutterstock

Receitas

Páscoa: conheça 6 benefícios do chocolate amargo

É um amante dos ovos de chocolate amargo? Então saiba que ele é cheio de benefícios para a saúde e o bem-estar dos seres humanos

A Páscoa já está chegando! E, apesar de muitos pensarem que o chocolate só traz problemas para a saúde, isso não é verdade, sabia? Especialmente no caso do chocolate amargo, que é cheio de benefícios para o organismo e o bem-estar de quem o consome.

Considerado o “Alimento dos Deuses” pela cultura maia, o chocolate amargo tem suas vantagens comprovadas por estudos. Em 2019, por exemplo, foi publicada no International Journal of Environmental Research and Public Health uma lista dos oito benefícios do chocolate mais amargo.

Confira algumas das vantagens desse alimento e o aproveite muito na Páscoa:

Tem efeitos cardiovasculares

O cacau tem um ótimo efeito no sistema cardiovascular. “Os chocolates com maior concentração de cacau têm ação vasodilatadora, melhoram a função vascular e contam com atividades antiplaquetárias, prevenindo a formação de placa de gordura dentro das artérias”, explica a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita.

É antidiabético

Os componentes do cacau oferecem importante ação como agentes antidiabéticos, especialmente com diabetes mellitus tipo 2 (T2D). “O cacau e seus flavonóis melhoram a homeostase da glicose, retardando a digestão e absorção de carboidratos no intestino”, afirma a nutróloga Marcella Garcez.

Tem ação contra obesidade

Isso pode parecer estranho, já que muitas pessoas costumam relacionar qualquer doce ao ganho de peso. Todavia, esse não é o caso. O cacau é um aliado contra a obesidade e a síndrome metabólica, o que já foi relatado em vários estudos. Ou seja, dá para comer em quantidades reguladas no processo de emagrecimento sem grandes problemas.

Dá aquele “up” no sistema imunológico

Pesquisas mostraram que o cacau possui propriedades regulatórias nas células imunes que trabalham na imunidade inata e adquirida.

“Os efeitos positivos dos flavonoides de cacau no sistema imunológico são a redução da liberação de mediadores, a restauração do equilíbrio das células e a regulação negativa de produção de imunoglobulinas”, diz a médica Marcella Garcez.

Estimula a felicidade

Você se sente mais feliz quando come aquele chocolatinho? Pois saiba que isso faz todo sentido, já que os benefícios do chocolate amargo também podem ser emocionais.

Ele aumenta a síntese cerebral de serotonina, o famoso hormônio da felicidade, que produz uma sensação de energia e prazer. Cuidado apenas com chocolates com maior teor de açúcar, uma vez que eles podem causar distúrbios metabólicos e elevar a sensação de culpa.

É afrodisíaco

Isso mesmo! O chocolate amargo, além de tudo isso, é afrodisíaco! Várias características do chocolate, incluindo a própria produção de serotonina, fazem com que ele tenha esse estímulo sexual.  

Que tal um ovo de chocolate amargo este ano então? Vale lembrar que, mesmo com os benefícios desse alimento, não se deve exagerar na dosagem. Isso porque, mesmo com mais concentração de cacau, ele é feito com a adição de açúcar e gordura saturada. Assim, 25 a 50g por dia é a quantidade ideal.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Pets

Um sistema imunológico equilibrado reduz riscos de contrair doenças e contribui para a saúde geral dos animais

Amor e Sexo

Segundo pesquisa, Geração Z é a mais propensa a buscar por relacionamentos abertos ou não monogâmicos no geral

Receitas

Algumas pessoas tendem a chorar sempre que estão cortando cebola, mas é possível usar alguns truques para diminuir o problema