Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Novembro azul: câncer de próstata também pode atingir os pets
Os pets machos também podem sofrer com o câncer de próstata - Foto: Shutterstock

Pets

Novembro azul: câncer de próstata também atinge pets

O câncer de próstata em animais de estimação é raro, porém agressivo; especialista explica diagnóstico e prevenção

Ao longo deste mês acontece o Novembro Azul, período de conscientização sobre o câncer de próstata. Mas um detalhe que nem todos os tutores de cães e gatos estão atentos é pets também correm o risco de desenvolver a doença.

De acordo com pesquisas na área de Oncologia Comparada, o câncer de próstata em humanos é mais frequente e os tumores são hormônio-dependentes. Já em cães e gatos representam menos de 1% dos tumores que acometem a espécie.

No entanto, são hormônio-independentes e mais agressivos, atingindo a parte óssea da próstata, da bexiga e outros órgãos. Segundo a veterinária Fernanda Loss, os sintomas aparecem apenas no estágio mais avançado da doença e, ainda assim, podem passar despercebidos pelos tutores.

“Um dos pontos de alerta é o animal mancar de uma pata traseira, o que é facilmente confundido com problemas ortopédicos. Além dele, outros sinais são: perda de apetite, dificuldade para urinar, ou até mesmo não urinar, presença de sangue na urina e dificuldade de defecar”, pontua a especialista.

Castração dos pets

Ainda que não previna o câncer de próstata, a castração é o método mais efetivo na prevenção de doenças relacionadas, como cisto prostático, infecção na próstata, abscesso prostático e hiperplasia prostática benigna (HPB), caracterizada pelo aumento da próstata na idade mais avançada.

Desta forma, recomenda-se que gatos e cães pequenos sejam castrados por volta de 1 ano de vida. No caso dos de grande porte, o procedimento deve ser feito a partir dos 18 meses.

“A forma mais eficaz de identificar e tratar precocemente o câncer de próstata, e qualquer outro tipo de doença nos pets, é estabelecendo contato periódico com o médico veterinário”, orienta Loss.

A médica explica que a saúde preventiva é fundamental para proporcionar mais qualidade de vida ao animal de estimação. No consultório, também é possível detectar os sinais do câncer de próstata e encontrar orientações seguras de como lidar com a doença.

Fonte: Fernanda Loss, médica-veterinária responsável pela plataforma de teleorientação veterinária TioChico.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Beleza

O batom vermelho é um dos que ficam mais aparentes quando você borra na hora de passar, mas tem como usar ele sem esse...

Estilo de Vida

Alguns salmos poderosos podem te ajudar a ter mais dinheiro e prosperidade na vida; conheça alguns e ponha as orações em prática

Receitas

Consumir alguns legumes com casca vai facilitar a sua vida e ainda trazer vários benefícios para o seu organismo; veja quais