Connect with us

O que você está procurando?

Setembro Vermelho é uma iniciativa veterinária para alertar tutores sobre cardiopatias em cães e gatos
Os checkups são a melhor maneira de prevenir doenças do coração - Shutterstock

Pets

Além do amor: o coração dos pets também pode ter doenças

Setembro Vermelho é uma iniciativa veterinária para alertar tutores sobre cardiopatias em cães e gatos

Como anda o coração do seu pet? Essa pergunta pode não fazer muito sentido até termos conhecimento dos dados sobre doenças cardiovasculares nos animais de estimação. Segundo um levantamento feito no Veterinary Manual, da farmacêutica MSD, cerca de 10% dos bichinhos que vão às consultas veterinárias regularmente possuem uma cardiopatia. 

Tendo em vista esse número, o nono mês do ano é a data para uma campanha veterinária de conscientização aos tutores sobre os problemas cardíacos nos pets, o Setembro Vermelho. A intenção é que cada vez mais os “pais” levem seus animais para checkups preventivos, os quais são capazes de detectar precocemente uma série de doenças — incluindo as do coração — e, uma vez diagnosticada, poderá ser imediatamente tratada. 

“De forma geral, cães de porte pequeno e médio são mais predispostos a desenvolverem doenças valvares crônicas adquiridas, enquanto os de porte grande e gatos são mais predispostos a desenvolverem doenças do miocárdio”, conta a veterinária Paula Andreucci. Ela destaca ainda que os menores poderão sofrer com as valvupatias, os maiores com cardiomiopatia dilatada e os felinos podem apresentar cardiomiopatia hipertrófica, que pode resultar em morte súbita.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Golden Bowie (@golden_bowie)

 

Quaisquer das doenças citadas acima, podem resultar em Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC), o estágio de descompensação do coração, de acordo com Paula. Outra patologia lembrada por ela é a dirofilariose: “ela acomete o sistema cardiovascular de animais de qualquer raça ou idade e é causada uma larva microscópica transmitida por mosquitos”, pondera. 

O perigo do silêncio 

A ausência de sintomas, infelizmente, não deve ser considerada um motivo de sossego para a saúde dos pets, dado que a maioria das doenças cardiovasculares são silenciosas. Por isso, a ida ao veterinário continua sendo primordial. “O médico fará a auscultação cardiorrespiratória e aferição da pressão arterial do paciente. Alguns outros exames podem ser solicitados como o ecocardiograma, raio x de tórax, eletrocardiograma e exames de sangue”, detalha a veterinária. 

Além disso, a especialista lista alguns sinais que devem ser triados pelos tutores, como tosse, dificuldade de respirar, intolerância a exercícios, emagrecimento, desmaios, apatia e língua e mucosas arroxeadas, e lembra a importância de combater e prevenir a obesidade e o sedentarismo com controle de peso e atividades físicas adequadas. 

“Tanto para gatos, quanto para cães, é mais comum que as cardiopatias apareçam com o avanço da idade, a partir dos 5 ou 7 anos de idade, respectivamente. Porém, ainda que raro, existem doenças cardíacas congênitas que acometem animais jovens e costumam se manifestar desde cedo”, clarifica Paula. 

Fonte: Paula Andreucci, médica veterinária formada pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM), atua na clínica SPet junto a Cobasi Tamboré. 

Advertisement

Receitas

Sommelier dá sugestões de combinações entre vinhos e receitas que caem bem nessa estação do ano!

Mundo místico

Experimente bebidas feitas com flores e ervas-medicinais para impulsionar seu bem-estar

Receitas

De lanches a pratos principais, a versatilidade do ingrediente irá te surpreender

Saúde

A chamada pobreza menstrual atinge milhares de mulheres e vem sendo combatida através de ações sociais

Famosos

O imóvel da cantora fica localizado em Hollywood e conta com seis quartos

Mundo místico

O Mundo Místico te ajuda a saber quais são os momentos mais favoráveis da sua rotina

Receitas

Aposte em pratos diferentes e inovadores que levam o peixe como protagonista!

Moda

Os modelos coloridos não vão sair dos pés das mais fashionistas durante essas estações!