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Descubra como definir o preço para um projeto levando em conta o tempo gasto, sua formação profissional e experiência na área.
- Mulheres que começaram a trabalhar como autônomas recentemente têm, geralmente, dificuldades para definir o preço de projetos (FOTO: Shutterstock Images)

Trabalha como freelancer ou autônoma? Descubra quanto cobrar por um projeto!

Descubra como definir o preço para um projeto levando em conta o tempo gasto, sua formação profissional e experiência na área.

Um projeto que custaria R$ 5 mil para um cliente, facilmente poderia ser um trabalho de R$ 20 mil para outro. Então, como saber quanto cobrar? Um dos maiores erros que uma empresa contratada pode fazer é não cobrar o suficiente pelo seu trabalho. Mas cada projeto é diferente, então, qual é a melhor maneira de calcular o seu preço?

Muitos elementos entram na equação: especificação do projeto, utilização e direitos, seu nível de especialização, tempo de trabalho, despesas gerais, gastos e quanto você sente que o projeto final vale – sem mencionar o quanto você quer fazer o trabalho. Sua reputação também tem um valor, o que irá influenciar o preço a ser cobrado. Você sabe que o seu negócio é talentoso, então reflita isso na sua estrutura de preços. Mas o que vem em primeiro lugar?

Preço do dia

A forma mais básica de faturamento é uma taxa horária. Essencialmente, é o valor do seu tempo de trabalho, baseado no número de horas gastas em um projeto, incluindo todas as despesas calculáveis. Funciona bem para empresas de menor porte, pois considera vários custos gerais como salários de equipe, instalações, e assim por diante. É também flexível para trabalhos mais abertos, onde um cliente pode solicitar várias revisões após o trabalho ser concluído.

De um modo geral, o preço horário ou diário pode ser calculado pegando os custos anuais do seu negócio (inclua absolutamente tudo o que é necessário para executá-lo, desde a sua contabilidade, as taxas jurídicas e bancárias, seguro anual e custos de viagem, taxas de serviços públicos, qualquer serviço de promoção ou marketing, e também custos não contabilizados, tais como taxas de arquivamento de declarações fiscais), adicionando o seu lucro anual desejado antes do pagamento de impostos (seja realista), e dividindo pelo seu tempo anual faturável, lembrando de levar em consideração as férias e dias de licença médica.

estilista ou costureira fazendo cálculos de projeto

Na hora de definir o valor do seu trabalho, é preciso calcular todos os custos (FOTO: Shutterstock Images)

Embora a ideia de uma taxa por hora seja boa, ela pode mascarar o verdadeiro custo de trabalho e planejamento por omitir despesas adicionais, por exemplo, o preço de materiais gastos. No entanto, trata-se de um preço simples, justificável, e que muitas empresas usam como uma base, sobre a qual geram sua cotação inicial. Qualquer tempo adicional ou despesas extras que aconteçam são registradas e faturadas no preço final.

Taxa fixa

A cobrança de uma taxa fixa para um projeto, baseada na multiplicação da sua taxa horária pelo tempo que o trabalho toma, pode funcionar bem para o trabalho regular, quando você tem uma boa noção do tempo envolvido – uma produção regular de um item semelhante, por exemplo. Mas se o cliente resolver solicitar rodadas intermináveis de revisões, minando o seu tempo, então a sua empresa estará imediatamente “enrolada”.

Seja muito clara sobre o que você está preparada para fazer ao negociar uma taxa fixa. Tal como acontece com uma taxa horária, certifique-se de que você é capaz de se adaptar a qualquer alteração nas demandas do projeto, e não tenha medo de reconsiderar a estimativa inicial se os requerimentos do projeto mudarem – isso deve estar escrito nos termos do seu contrato.

empresária fazendo telefonema em frente ao computador dentro de um escritório

Seja clara durante as negociações e reconheça a qualidade do seu trabalho (FOTO: Shutterstock Images)

Diga o seu preço

Não tem a ver apenas com cobrar por tempo – a sua reputação profissional paira sobre sua habilidade e destreza, por isso calcule suas habilidades únicas no seu preço. Conforme a reputação e o tamanho da sua empresa crescerem, fará mais sentido mudar para uma abordagem mais “personalizada”, conhecida como ad hoc, de faturamento; isto é, mudar o preço de cliente para cliente, e de projeto para projeto.

Isto se torna particularmente relevante, uma vez que você sabe que o cliente procurou especificamente você devido ao estilo próprio do seu negócio. Neste caso, você sabe que ele está disposto a pagar por esse estilo, lhe permitindo, em certa medida, a ditar o seu preço. Da mesma forma, se você sabe que o seu cliente está trabalhando com um orçamento considerável, uma abordagem ad hoc permitirá que você leve isso em conta quando estiver calculando um preço.

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Texto: Redação Alto Astral

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