Aprenda a melhorar sua produtividade pessoal no dia a dia

A organização é um fator importante para a produtividade pessoal. Sem ela, alcançar metas pode ser mais difícil. Por isso, aprenda técnicas de planejamento para facilitar suas conquistas.

- (FOTO: Shutterstock Images)

Fazer um planejamento nem sempre é uma tarefa fácil, mas a organização é um fator importante para o índice de produtividade pessoal. Sem ela, talvez seja muito difícil alcançar suas metas e tomar decisões com rapidez.

Para facilitar esse processo, muitos especialistas recomendam o uso de mapas mentais para identificar padrões ou categorizar conteúdos, como relacionados à vida profissional, educacional ou mesmo à saúde. Dessa maneira, as informações passam a ser agrupadas em nosso cérebro e promovem um sentido.

Para melhorar a produtividade pessoal no trabalho

A organização visual ajuda a fazer comparações melhores, localizar padrões e mapear ideias. Isso facilita o aparecimento do pensamento global (observando o todo e todas as partes), a definição de objetivos e a busca por soluções. E muitas dessas técnicas auxiliam no aumento da produtividade pessoal. Confira algumas:

  • Faça um planejamento semanal: se você é chefe, desenvolva um plano de tarefas visual para todos os dias da semana ou mesmo para o mês inteiro. Destaque as mais importantes e defina, na sua equipe, quem é responsável pelo que.
  • Se desejar, pendure um quadro branco de fácil visualização e organize as tarefas em horários ou apenas identifique qual é o melhor dia para cumprir determinado objetivo. Se sua equipe for digital, utilize aplicativos de gerenciamento ou mesmo uma agenda virtual. Agora, se trabalha sozinha ou é subordinada, pode organizar as próprias tarefas da maneira que preferir (à mostra, em um mini-quadro, ou mais reservada em cadernos, bloquinhos, etc).
  • Classifique suas atividades em de média ou curta duração para saber quanto tempo gastará. Identifique ainda “o que fazer” e “como”.
  • Anote, com frequência, quais tarefas foram cumpridas e aquelas que ainda precisam ser concluídas. Assim, terá uma noção do seu desempenho ou o de sua equipe. Uma sugestão é utilizar as “to do lists”.

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