Professora explica importância de lavar as mãos e vídeo viraliza na internet

Gravação sobre higiene das mãos tem como proposta conscientizar crianças e jovens sobre os benefícios da atitude contra o coronavírus

- Foto: Shutterstock

Com o avanço do novo coronavírus no Brasil e no mundo, a higiene das mãos tem se tornado um dos assuntos mais pertinentes na mídia e defendido por médicos e órgãos da saúde. Afim de criar uma conscientização coletiva e conter a expansão do problema, ações públicas tem sido tomadas diariamente.

Tratando o assunto de uma forma simples e didática, uma professora de educação infantil na Flórida, nos Estados Unidos, viralizou essa semana ao explicar a importância de lavar as mãos em meio a epidemia. A proposta de Amanda Lorenzo era esclarecer para crianças e jovens porque usar sabonete pode previnir contra o Covid 19. E, para isso, ela utilizou apenas água e pimenta!

No vídeo divulgado no perfil da pedagoga no Instagram, ela pede que um de seus alunos coloque o dedo na água com pimenta (que serve como representação do vírus). Quando a criança retira o dedo da mistura, ele está cheio de grãozinhos do tempero. Então, Amanda pede para que bote a mão em um refratário com sabão, antes de mergulhá-la novamente na tigela com pimenta. Quando o aluno faz isso, o condimento se afasta rapidamente do dedo coberto de sabão. “Viram como é importante lavar as mãos?“, questiona.

A gravação sobre higiene das mãos já conta com mais de 400 mil visualizações, recebendo elogios em diversas línguas. A repercussão foi tamanha, que a professora Lucy Rogers, da Universidade de Brunel, no Reino Unido, decidiu aprofundar as explicações do experimento em mais detalhes, revelando como funciona o truque.

Os grãos de pimenta se afastam do dedo limpo porque as moléculas do sabão quebram a gordura que mantém os microrganismos unidos. Esfregar as mãos potencializa esse resultado, e enxaguá-las elimina os agentes infecciosos.

Diferente da lavagem com sabonete (preferencialmente o líquido), o álcool em gel apenas mata os germes, e não os retira totalmente da superfície da palma. Isso quando tem a concentração alcoólica necessária, de 70%.

Leia também:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência