10 receitas de chás infalíveis para tratar doenças respiratórias típicas do inverno

Tem chá para rinite, sinusite, asma, congestão nasal e outras doenças comuns no inverno

Foto: Nikodash/shutterstock

Sem dúvida, respirar bem é uma das melhores sensações que podemos ter. Qualquer problema ou doença respiratória causa desconfortos que muitas vezes demoram a passar. Crianças, adultos ou idosos, ninguém escapa de um resfriado ou está livre de desenvolver alguma doença respiratória. E, principalmente na época de outono e inverno, o número de pessoas atingidas aumenta. Pensando nisso, é essencial conhecer os diversos tipos de doenças e, assim, saber como evitá-las, identificar os sintomas e a melhor maneira de tratá-los, veja chás infalíveis para tratar doenças respiratórias!

Aprenda a fazer 10 chás infalíveis para tratar doenças respiratórias:

ASMA

Ingredientes: 1 colher (sopa) de ramos frescos de tomilho; 1 colher (chá) de gengibre ralado; 1/2 litro de água; 2 colheres (sopa) de mel

Modo de preparo: em uma panela, ferva as folhas de alfazema com a água. Espere amonar e coe. Beba duas xícaras (chá) por dia.

 

Ingredientes: 1 colher (sopa) de folhas de alfazema; 1/2 litro de água

Modo de preparo: em uma panela, ferva as folhas de alfazema com a água. Espere amornar e coe. Beba 2 xícaras (chá) por dia.

 

BRONQUITE

Ingredientes:  1/2 litro de água;  1 colher (sopa) de folhas de eucalipto picadas;  1 colher (sopa) de folhas de guaco

Modo de preparo: ferva  a água por 3 minutos e despeje sobre as ervas em uma panela. Tampe e deixe abafado por 5 minutos. Coe e adoce com mel a gosto. Beba 3 xícaras (chá) por dia.

 

Ingredientes:  1/2 litro de água;  1 colher (sopa) de folhas de guaco

Modo de preparo:  em uma panela, ferva a água com as folhas de guaco. Espere amornar e coe. Adoce com mel a gosto e beba 2 xícaras (chá) por dia.

 

CONGESTÃO NASAL

Ingredientes: 3 colheres (sopa) de gengibre fresco ralado; 1 litro de água

Modo de preparo: em uma panela, ferva os ingredientes por 3 minutos. Coe e beba 4 xícaras (chá) por dia.

Foto: iravgustin/shutterstock

 

 

DESOBSTRUIR PULMÕES CONGESTIONADOS

Ingredientes: 1 litro de água;  1 colher (sopa) de folhas frescas de guaco; 1 maçã picada sem sementes.

Modo de preparo: em uma panela, leve a água ao fogo até começar a ferver. Desligue, acrescente o guaco, a maçã, tampe e deixe abafado por 5 minutos. Coe, adoce com mel a gosto e beba 1 xícara (chá) a cada 8 horas.

 

PNEUMONIA

Ingredientes: 1 litro de água;  2 colheres (sopa) de folhas sexas de sabugueiro.

Modo de preparo:  em uma panela, ferva a água e as folhas de sabugueiro. Deixe descansar por 5 minutos e coe. Beba 3 xícaras (chá) por dia.

 

RINITE

Ingredientes:  1 colher (sopa) de folhas de eucalipto; 1 xícara (chá) de água.

Modo de preparo: em uma panela, ferva as folhas de eucalipto e a água. Espere amornar e coe. Adoce com mel a gosto e beba em seguida.

 

SINUSITE

Ingredientes:  1 colher (sopa) de folhas de hortelã; 1 copo (250ml) de água de coco; 1 colher (sopa) de folhas de espinafre; mel a gosto.

Modo de preparo: em uma xícara (chá) vazia, coloque as folhas de hortelã e despeje água fervente por cima. Espere esfriar, coe e coloque no liquidificador. Acrescente a água de coco, o espinafre e bata até homogeneizar. Adoce com mel a gosto e beba 2 copos (250ml cada) por dia.

 

PREVENIR DOENÇAS

Ingredientes: 3 xícaras (chá) de água; 1 xícara (chá) de cascas de abacaxi; 1 folha seca ou fresca de eucalipto.

Modo de preparo: em uma panela, ferva a água e retire do fogo. Adicione os demais ingredientes, tampe e deixe abafado por 10 minutos. Coe e beba 1 xícara (chá) a cada 8 horas.

 

Atenção!

Os remédios caseiros são bons coadjuvantes no combate às doenças respiratórias, mas não podem substituir o tratamento convencional prescrito por um médico. Então, nada de automedicação!

 

LEIA TAMBÉM: