Goleiro Bruno é solto; relembre crimes contra a mulher

Goleiro Bruno, preso sob acusação de ter matado Eliza Samudio, tem liberdade provisória decretada; relembre outros casos de crimes bárbaros contra mulher

- Ex-goleiro Bruno chorou em alguns momentos em que recebeu a condenação tida como provisória. Por outro lado, no momento em que as agressões à Eliza Samudio foram citadas, ele não esboçou nenhuma reação, chamando a atenção pública. - Foto: Ministério da ...

O goleiro Bruno, acusado pela morte de Eliza Samudio, ganhou liberdade e deve deixar a prisão nesta sexta-feira (24/2). O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, é o responsável por autorizar a saída com base em um habeas corpus (medida jurídica para proteger indivíduos que estão tendo sua liberdade infringida), declarando que “o preso tem bons antecedentes”.

O caso ganhou repercussão no país e está tomando conta das redes sociais, levantando o questionando sobre feminicídio.

Relembre o caso de Eliza Samudio e também outros crimes bárbaros contra mulheres:

Entenda os motivos da liberação de Bruno

Os trâmites do processo de Bruno estavam nas mãos do STF e seriam relatados pelo ministro Teori Zavaski, que morreu em acidente aéreo em janeiro. Com isso, foi feita uma redistribuição e o ministro Marco Aurélio assumiu o caso no último dia 13.

“O clamor social surge como elemento neutro, insuficiente a respaldar a preventiva”, disse o ministro na argumentação da decisão. Segundo ele, o caso deixou de considerar que o goleiro Bruno é réu primário e tem bons antecedentes, quando isso deveria ter sido considerado desde o começo.Preso há seis anos e sete meses, isso parece ser incabível ao STF, já que a condenação é de ‘natureza provisória’.

Goleiro Bruno chorando ao receber a condenação provisório pelo feminicídio contra Eliza Samudio. Na ocasião, ele vestia o uniforme penitenciário.

Ex-goleiro Bruno chorou em alguns momentos em que recebeu a condenação tida como provisória. Por outro lado, no momento em que as agressões à Eliza Samudio foram citadas, ele não esboçou nenhuma reação, chamando a atenção pública. – Foto: Ministério da Justiça de Minas Gerais

Desde 2010 Bruno estava preso e foi condenado, em 2013, há 22 anos e três meses em regime fechado pelo assassinato e ocultação de cadáver da ex-amante Eliza Samudio, além do sequestro do filho, Bruninho.

Mas nada disso é definitivo. Essa soltura permite que o goleiro Bruno responda em liberdade enquanto aguarda os resultados dos recursos do processo de condenação. Ele pode, sim, voltar à cadeia.

Caso Eliza Samudio

O corpo de Eliza Samudio não foi encontrado, desde 4 de junho de 2010, quando o caso ocorreu. Isso já é motivo suficiente para entender o crime contra mulher em que o goleiro Bruno foi o mandante, segundo processo. Na ocasião, ela e o filho recém-nascido do casal foram atraídos por cúmplices até a chácara do ex-jogador, na cidade de Esmeraldas, em Minas Gerais. Eliza foi amante de Bruno e ele não reconhecia a paternidade de Bruninho.

Entenda o que é feminicídio, números no Brasil e a lei que trata de casos como o de Eliza Samudio!

Como denunciar casos de feminicídio e outras violências contra mulheres

Desde 2015, casos de feminicídio são considerados crimes no Brasil. Através da lei 13.104/15, quando um assassinato for praticado contra a mulher, por razões da condição de sexo feminino, as punições são mais severas.

É importante ressaltar que a violência contra a mulher deve ser denunciada através da Central de Atendimento à Mulher, no telefone 180, que funciona 24 horas por dia e pode ajudar quem sofre violência doméstica, com a Lei Maria da Penha, é vitima de um relacionamento abusivo ou chantagens.

 

LEIA TAMBÉM:

Texto: Carolina Freire, Loyce Policastro e Maria Beatriz Reis/Colaboradoras

Design: Isadora de Andrade/Colaboradora

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência