7 sinais que sugerem esgotamento mental no ambiente profissional!

O esgotamento mental é algo cada vez mais comum no ambiente de trabalho e, infelizmente, influencia diretamente na saúde emocional e física dos funcionários.

None
(FOTO: Shutterstock Images)

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/07/2018 às 09:24
Atualizado às 09:25

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O esgotamento mental é algo cada vez mais comum no ambiente de trabalho e, infelizmente, influencia diretamente na saúde emocional e física dos funcionários. Tal sensação pode ser desencadeada por diversos fatores, como a grande cobrança sobre si mesmo, problemas financeiros, sobrecarga de responsabilidade, falta de recursos ou excesso de burocracias.

A seguir, aprenda a reconhecer 7 hábitos ou sinais que demonstram que você pode estar sofrendo com o esgotamento mental.

1. Cansaço constante

É natural se sentir cansado após praticar uma atividade que exija muito esforço mental ou físico. Quando você sai de casa para se exercitar, por exemplo, retorna um pouco exausto, mas ainda com a sensação de prazer provocada pelos neurotransmissores. No caso do cansaço constante, o sentimento é de que você está sempre no seu limite e nunca consegue relaxar.

2. Sono ruim ou insônia

Quem trabalha incessantemente, em geral, apresenta dificuldade ao tentar se desligar e relaxar por conta do estresse e da ansiedade. Assim, também tem problemas para dormir. Sem a quantidade de horas ideal de sono, o cérebro e o corpo não funcionam como deveriam, provocando ainda mais cansaço.

3. Imunidade baixa

A saúde física está intimamente ligada à emocional. Quando estamos muito atarefados, isso afeta nossa imunidade e pode fazer com que ela decline. Isso facilita a instalação de doenças e prejudica a recuperação.

4. Constante falta de motivação

A apatia é um sintoma comum dessa situação. A pessoa perde o entusiasmo e prazer pela vida, não tem mais vontade de se dedicar às tarefas e cuida menos de si mesma.

5. Perda de memória

Esquecer-se com frequência dos compromissos, atividades planejadas ou mesmo o nome de objetos ou pessoas pode estar conectado ao esgotamento mental. A perda de memória não é só algo relacionado ao envelhecimento!

6. Descontrole

Quando um indivíduo se sente cansado, é mais difícil realizar qualquer tarefa. Assim, é possível que as emoções fiquem à flor da pele e ele se torne reativo, perdendo o controle sobre suas emoções.

7. Busca contínua pela perfeição

É óbvio que o universo profissional busca profissionais que cometam a menor quantidade de erros possíveis – ou seja, que sejam perfeitos ao executar determinadas tarefas. No entanto, cultivar o medo constante de errar pode ser um sinal de esgotamento mental. Isso porque o desejo de alcançar grande produtividade e perfeição demanda muita energia.

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.