Connect with us

O que você está procurando?

Uma mensagem com um boato sobre o fim da gratuidade do ensino médio e da obrigatoriedade de ensino de algumas disciplinas seria mesmo verdadeiro?
- Foto: Pixabay

Fim da gratuidade do ensino médio gera boato no Whatsapp, entenda!

Uma mensagem com um boato sobre o fim da gratuidade do ensino médio e da obrigatoriedade de ensino de algumas disciplinas seria mesmo verdadeiro?

Nos últimos dias circulou um boato no Whatsapp sobre o fim da gratuidade do ensino médio público, o que deixou muitas pessoas preocupadas com a notícia. Além dessa, outra alteração seria o fim da obrigatoriedade do ensino de matérias, como sociologia, filosofia, artes, educação física, música e cultura afro brasileira.

Esse boato do fim da gratuidade do ensino médio foi baseado nas alterações da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que o governo vem modificando desde 2003. As mudanças mais recentes foram feitas pela Lei 13.415, sancionada em  fevereiro deste ano e que foi muito falada. Para quem não sabe, ela visa a reforma do ensino médio, deixando 40% da carga horária de aulas livres para a escola decidir quais atividades serão ensinadas.

boato

Mensagem com o boato que circulo pelo aplicativo. -Foto: Reprodução/Whatsapp

Confira quais boatos estão circulando:

1. Não são mais obrigatórias as disciplinas de sociologia, filosofia, artes, educação física, música e cultura afro brasileira

O que aconteceu foi que a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) só citava em trechos variados a obrigatoriedade de português, matemática, artes, educação física, filosofia, sociologia e o ensino de uma língua estrangeira, espanhol ou inglês. E foram retiradas do texto as disciplinas de sociologia, filosofia, artes, educação física, o que causou esse mal entendido. Depois disso, esse trecho foi revisado e as matérias foram incluídos como obrigatórias na Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

2. O ensino da cultura afro-brasileira não é obrigatório na grade curricular

Apesar de não ser uma disciplina, ele faz parte de outras matérias e deve ser ensinado tanto no ensino fundamental, quanto no médio. Ou seja, continua sendo obrigatório e não foi retirado pela lei.

3. Não é obrigação do Estado garantir educação para todos

A última alteração que foi feita no artigo 4 – que define a obrigação do governo de disponibilizar o ensino público – ocorreu em 2013 e definiu que a educação básica gratuita deveria ser oferecida desde os quatro anos de idade até os 17. Além disso, acrescenta mais direitos à população, como vaga nas escolas mais próximas à residência do estudante.

Advertisement

Geral

Não sabe o que fazer com tantos desenhos das crianças? Que tal decorar a sua casa de forma criativa? Confira 6 ideias e veja como fazer!

Geral

Mesmo em ambientes pequenos, é possível ter uma sala glamourosa e elegante, com ajuda de plantinhas, sem que o resultado fique pesado ou austero

Geral

Além de serem ótimos decorativos, as plantas limpa ar ajudam a solucionar problemas respiratórios e irritações constantes

Mundo místico

No islamismo, também acredita-se em seres bons e fiéis a Deus. Saiba quais são as classificações dessas entidades celestes

Estilo de vida

Mesmo com os pelos, os pets sofrem com as mudanças de temperatura assim como os humanos. Saiba quais cuidados tomar para garantir o bem-estar deles!

Geral

Cores escuras, fios à mostra e teto alto. O estilo industrial está ganhando lugar na decoração e deixando tudo mais moderno. Confira a galeria de ideias!

Geral

Ter uma sala totalmente equipada com itens e o conforto de um cinema, e ainda por cima bem decorada, pode ser mais fácil e barato do que você imagina!

Geral

Pensando no que fazer no quarto do baby que vem chegando? Olha só essa ideia que linda: uma parede de nuvem na decoração do quarto do bebê!