MUNDO MÍSTICO

Ano-Novo Chinês: saiba o que a data significa e as previsões do seu signo

O Ano-Novo Chinês tem início neste sábado, 25. O Rato de Metal é o representante de 2020, trazendo positividade para acordos e lado financeiro

None
Foto: Shutterstock

por Vítor Ferreira
Publicado em 24/01/2020 às 14:02
Atualizado às 14:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Em 2020, o Ano-Novo Chinês será comemorado no dia 25 de janeiro e se estende até o dia 11 de fevereiro de 2021. O ano será regido pelo Rato de Metal, que representa bons ganhos no empreendedorismo, facilita pequenos negócios e dinheiro acumulado.

Mas, afinal, por que essa festividade é comemorado em uma data diferente do calendário gregoriano, aquele que conhecemos aqui no Brasil? E quais são as previsões para esse novo ano que inicia? Você descobrirá tudo bem aqui!

O que é o Horóscopo e o Ano-Novo Chinês

Enquanto a maioria dos países utiliza o calendário gregoriano, com o ano iniciando no dia 1 de janeiro, o Ano-Novo Chinês começa junto com a segunda Lua Nova depois do dia 22 de Dezembro, que é quando chega o inverno no Hemisfério Norte.

Por seguirem um calendário totalmente diferente no nosso, ao invés de 2020, para eles o ano que está iniciando é o de 4718. Outra diferença marcante é em relação a Astrologia. No Ocidente, nosso Zodíaco é regido pelo movimento do Sol, possui 360 graus e, a cada 30 dias, existe um signo regente.

Já o Horóscopo Chinês é governado anualmente por um único animal e tem como base o calendário lunar, ou seja, o tempo que esse astro leva para dar uma volta completa ao redor da Terra, cerca de 29 dias.

Ambos possuem 12 signos, no entanto, os signos chineses são representados por 12 animais e determinados conforme o ano de nascimento. Um ciclo é encerrado após 12 anos, ao passar pela energia de todos os animais, que sempre se inicia com o Rato e termina com o Porco. Por isso, 2020 é o início de um novo ciclo do Horóscopo Chinês, que será encerrado somente em 2032.

Festas e tradições do Ano-Novo Chinês

Na China, as festividades duram em torno de um mês e incluem atividades como desfiles e shows pirotécnicos. É tradição limpar a casa para afastar os maus espíritos e, a meia-noite da virada, comer o guioza, um prato típico da culinária chinesa.

História por trás do Horóscopo Chinês

Segundo as antigas lendas chinesas, Buda convidou todos os animais para poder celebrar o ano-novo. No entanto, nem todos ouviram e apenas 12 deles apareceram: o Rato, Touro, Tigre, Coelho, Serpente, Cavalo, Cabra, Galo, Macaco, Cão, Porco e Dragão. Por isso, a cada um desses animais foi dado um ano de presente.

Descubra qual é o seu signo chinês

ano novo chinês signos

Imagem: Alto Astral

Previsões chinesas para 2020

Rato

Amor: quem é desse signo não curte muito a solidão, mas, neste ano, deve pensar duas vezes antes de se envolver em romances passageiros. Ainda assim, Horóscopo Chinês para 2020 promete uma vida amorosa divertida e nada entediante se respeitar as necessidades e sentimentos da outra pessoa. Para quem quer um relacionamento sério, a dica é evitar intromissões de terceiros. Para quem já tem um par, a dica é participar mais da vida dele e fazer de cada instante um momento especial, único.

Dinheiro: para quem não sabe se está vivendo ou só pagando boletos, a dica é se programar e não gastar com supérfluos ao longo do ano, assim, as finanças devem ficar em dia e nada vai faltar. O famoso ‘bico’ pode render uma grana extra.

Boi

Amor: quem é desse signo não curte muito a solidão, mas, neste ano, deve pensar duas vezes antes de se envolver em romances passageiros. Ainda assim, Horóscopo Chinês para 2020 promete uma vida amorosa divertida e nada entediante se respeitar as necessidades e sentimentos da outra pessoa. Para quem quer um relacionamento sério, a dica é evitar intromissões de terceiros. Para quem já tem um par, a dica é participar mais da vida dele e fazer de cada instante um momento especial, único.

Dinheiro: para quem não sabe se está vivendo ou só pagando boletos, a dica é se programar e não gastar com supérfluos ao longo do ano, assim, as finanças devem ficar em dia e nada vai faltar. O famoso ‘bico’ pode render uma grana extra.

Tigre

Amor: com as revelações do Ano-Novo Chinês, relacionamentos arrebatadores estão previstos para quem é de Tigre em 2020. Mas cuidado: as pessoas deste signo não se satisfazem com pouco e podem acabar exagerando na cobrança e sufocando o par. Além disso, controle a impaciência e evite se impor de forma dura. Para tudo fluir melhor, leve a vida amorosa de maneira leve, com carinho e sinceridade.

Dinheiro: nem bom, nem ruim. Essa será a definição do ano do Tigre no  Horóscopo Chinês para 2020 quando o assunto é grana. É que no primeiro semestre pode rolar um bom dinheiro, mas nada de sair esbanjando, porque no segundo semestre as coisas devem ir mais devagar. Portanto, aposte na sabedoria e previdência, principalmente nas aquisições.

Coelho

Amor: quem é do signo de Coelho gosta de tranquilidade no amor e evita ao máximo coisas que tirem sua paz. Por isso, o  Horóscopo Chinês para 2020 prevê que vai procurar sempre o caminho da reconciliação e da leveza. Além disso, o ano deve fortalecer o amor, a confiança e o compromisso, promovendo o equilíbrio e evitando brigas ou discussões. Para quem está na pista, a dica é evitar relações com pessoas infantis ou imaturas.

Dinheiro: tudo vai bem, mas podem rolar pequenos contratempos no meio do ano. Previna-se. Mesmo que precise momentaneamente se desfazer de algum bem, as dificuldades serão passageiras. De um modo geral, o ano apresenta-se equilibrado e com chances de lucros no segundo semestre.

Dragão

Amor: a praticidade e a liderança são características dos nascidos sob este signo, mas em 2020 você precisará segurar sua língua para não ferir quem ama. Se está só, tende a ter relações passageiras, sem compromisso. Mesmo assim, precisará deixar o orgulho de lado para que o amor prevaleça. Não é um ano indiferente a você, que não poupará esforços em se envolver e curtir os romances.

Dinheiro: bonificações e aberturas de negócios estão favoráveis esse ano. O fluxo financeiro será satisfatório e vai dar para cobrir todas as despesas e ainda ter um extra. A dica é priorizar as contas que imediatamente precisam de atenção.

Serpente

Amor: possessivo(a) e ciumento(a), quem é do signo da Serpente deve viver situações desafiadoras e duvidosas em 2020 e vai ser normal sentir insegurança. Este deve ser um ciclo mais favorável à sexualidade do que a vida amorosa, embora as paqueras tragam muita satisfação, pois a reciprocidade será real. Para quem tem um par, a dica para fortalecer a relação é agir de maneira cuidadosa e reservada, mas não espere de seu par reconhecimento e dedicação na mesma proporção.

Dinheiro: para o Ano-Novo Chinês das pessoas de Serpente, pode rolar contratempos na vida financeira, mas se estiver consciente de seus gastos e administrando a grana com precisão, prejuízos estão longe de acontecer. Não é um ano para investimentos altos e o melhor é guardar o dinheiro e usar na hora certa.

Cavalo

Amor: a liberdade é o seu maior tesouro e, para o amor se sustentar, é preciso que cada um tenha seu tempo e espaço, mas nada de agir com indiferença ou desdém, ok? O bom humor poderá auxiliar na vida a dois. Além disso, cuidado com relações paralelas ou desentendimentos. Se está só, o ano revela amores intensos, mesmo que sejam breves.

Dinheiro: o ano trará recompensas por esforços realizados no passado. É um ciclo edificante, com oportunidades de lucrar e resolver pendências financeiras. Mas atenção: tenha bom-senso para que não surjam gastos desnecessários e evite agir por impulso.

Cabra

Amor: amizade, sinceridade, carinho e concórdia são a base da relação para os nascidos sob o signo de Cabra. Em 2020, será preciso empatia nos relacionamentos, sem se esquecer do amor próprio. Romances já construídos passarão por um balanço ou revisão para eliminar as arestas. Para quem está só, o ano favorece as paqueras que podem surgir com ajuda de amigos ou ainda uma amizade pode virar amor.

Dinheiro: atenção com gastos rápidos que podem se transformar em dívidas. A dica é se programar, não agir com base em situações passadas e não abusar da sorte. O ano apresenta muita capacidade de lucrar, porém, se não houver disciplina, uma bola de neve financeira levará a endividamento ou prejuízos.

Macaco

Amor: quem é  do signo de Macaco adora movimentação, surpresas e novidades e 2020 vai estar do jeitinho que esse signo gosta: cheio de romance com muito bate-papo e festejos. As paqueras podem surgir em viagens ou festas, mas tendem a trazer certa superficialidade amorosa. Tenha cuidado para não manipular os relacionamentos e leve em consideração sempre os sentimentos dos outros.

Dinheiro: pequenos reveses podem ocorrer no início e meio do ano, mas isso não configura necessariamente perdas ou prejuízos. Você deverá se recompor rapidamente, pois é inteligente e capaz de encontrar saídas inesperadas no campo financeiro.

Galo

Amor: para os solteiros, 2020 promete encontros agradáveis, muita paquera, mas nenhuma garantia de estabilidade na vida a dois. É o ano para conhecer outras pessoas, sem se prender. Para quem está em uma relação firme, cuide dela para que mal-entendidos não levem a afastamentos ou crises e, se ama de verdade quem está a seu lado, procure cuidar para não ferir os sentimentos.

Dinheiro: a maior dificuldade será economizar ou guardar valores. Para não piorar a situação no Ano-Novo Chinês, evite pegar dinheiro emprestado ou ficar na mão de bancos ou financeiras e segure o cartão de crédito ou evite prestações longas. O segundo semestre deve proporcionar mais chances de ganhos e vantagens nos lucros.

Cachorro

Amor: em 2020, podem rolar alguns desencontros na vida amorosa e desilusões passageiras. Mas se tiver espírito de liberdade e respeito mútuo, pode rolar uma paquera que talvez vire algo mais sério. Para quem quer curtir, sem compromisso, terá oportunidade de conhecer perfis diferentes dos que está acostumado. Se tem um par, não deve se esquecer de que a troca amorosa é a base de tudo.

Dinheiro: é tempo de ganhos moderados, com melhorias a partir do segundo quadrimestre do ano (maio a agosto). Você só precisa evitar “dar um passo maior do que a perna” para não se arrepender depois.

Porco

Amor: segundo o Horóscopo Chinês para 2020, este será um ano afetivamente marcante e seu poder de sedução vai estar em alta, podendo atrair pessoas diversas. Ao longo do ano, você se revelará um amante incansável, com a chance de experimentar momentos muitos agradáveis a dois. Também terá oportunidade de consolidar compromissos. Na paquera, boa época para namoros ou ficadas.

Dinheiro: se está de olho em alguma promoção, aumento salarial ou retorno financeiro, esse é o ano. Se vem pensando em comprar um imóvel, um automóvel, ou ainda fazer viagem há muito sonhada, as portas se abrirão. Aproveite que é o seu ano.

Leia também: